Mulheres na engenharia: talento e liderança que transformam o DF
Seja planejando, fiscalizando ou executando grandes projetos, as mulheres que atuam na Secretaria de Obras, no Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e na Novacap têm papel essencial na transformação do Distrito Federal. Engenheiras, arquitetas, gestoras e operárias provam diariamente que competência, dedicação e liderança não têm gênero.
O secretário de Obras, Valter Casimiro, destaca a importância da presença feminina no setor. “As mulheres trazem um olhar diferenciado para a execução das obras, com técnica, sensibilidade e eficiência. Elas ocupam posições estratégicas e têm um papel decisivo na qualidade e no sucesso dos projetos de infraestrutura do DF”, afirma.
Histórias de inspiração
Na construção do corredor exclusivo de ônibus da Epig, a gerente de segurança, qualidade e meio ambiente Arlene Rosa celebra sua atuação no canteiro de obras. “Representar minha cidade e fazer parte desta grandiosa obra de mobilidade é gratificante. Para mim, é o que há de melhor”, afirma.
Na requalificação da Praça do Relógio, em Taguatinga, as engenheiras Camila Rocha e Gabriela Braga lideram uma equipe de 40 homens e mostram que respeito e conhecimento são essenciais para a liderança. “Mais do que chefe, precisei ser líder. Hoje, temos uma relação de parceria e muito respeito”, conta Camila. Já Gabriela destaca que seu trabalho conquistou reconhecimento. “Eles sabem que cheguei até aqui pelo meu conhecimento e dedicação”, diz.
Na Novacap, a chefe da Escola Corporativa, Kamilla Ferreira Miguel, reforça a importância das mulheres em cargos de liderança. “Nosso trabalho tem servido de referência dentro do GDF. Aqui, atuamos sem preconceitos e valorizamos todas as mulheres, desde os viveiros até aquelas que trabalham com a ressocialização”, afirma.
Em um setor historicamente masculino, essas mulheres demonstram que talento, força e competência são fundamentais para o crescimento do DF. “Muitas delas equilibram a vida profissional com a maternidade e outras funções, e ainda se dedicam a transformar a cidade com seu trabalho”, destaca a secretária executiva de Obras, Meire Mota.