Movimento nacional para vacinação nas escolas é iniciado no Distrito Federal

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Presente no evento, a secretária de Saúde aproveitou o momento para tomar a dose da vacina contra a gripe. Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF.

 

Esforços coletivos pela saúde infantil e juvenil: Um chamado à vacinação em ambientes escolares

 

 

O Centro de Ensino Fundamental (CEF) 306, localizado na Asa Norte, foi o ponto de partida nesta quarta-feira (3) para uma ação significativa visando conscientizar pais, responsáveis e toda a comunidade escolar sobre a importância da imunização infantil. O Movimento Nacional pela Vacinação na Comunidade Escolar, liderado pelo Ministério da Saúde e com o apoio da Secretaria de Saúde (SES-DF), destaca a necessidade de manter em dia a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes com menos de 15 anos de idade.

 

“Começamos com muita energia, neste ambiente inspirador. As equipes estão em constante movimento, vacinando a população. Estamos presentes em escolas, feiras, shoppings, zoológicos. Estamos em uma fase em que não podemos mais esperar que as pessoas venham até nós nos postos de vacinação, precisamos ir até onde a população está. E estamos satisfeitos com os números que estamos alcançando”, afirmou a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio.

 

Nesta etapa do movimento, o CEF 306 Norte foi a primeira instituição a receber a iniciativa. A escola atende a 440 alunos do 1º ao 7º ano. Cecília Sousa Paiva, 11 anos, estudante do 6º ano, tem sua caderneta de vacinação em dia. Ela compartilha que toda a família valoriza essa atitude. “Quando eu era pequena, costumava chorar por medo de tomar vacina. Hoje em dia, choro quando não posso ir vacinar”, disse a estudante.

 

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, também aproveitou a ocasião para se vacinar contra a gripe. “É hora de reconstruir a confiança na ciência e na saúde. A vacina salva vidas”, ressaltou.

Crianças Imunizadas

Com um sorriso no rosto, o aluno do CEF 306 Norte Samuel Silva, 13, foi o primeiro a ser vacinado em palco contra o HPV. Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF.

Com gritos de animação pela presença do Zé Gotinha, o lançamento do programa foi marcado pelo entusiasmo das crianças. Com um sorriso estampado no rosto, Samuel Silva, 13 anos, aluno do CEF 306 Norte, foi o primeiro a ser vacinado em um palco contra o papilomavírus humano (HPV). “A vacina é muito importante, nos protege e previne muitas doenças”, declarou. “E nem doeu!”, acrescentou.

 

Leticia de Sousa Paiva, 13 anos, compartilhou que a vacina foi apenas uma “picadinha”, e que a dor passou rapidamente. Também imunizada contra o HPV, a estudante incentivou os demais jovens a se protegerem. “A vacina é benéfica e gratuita. Então, aproveitem e vamos cuidar da nossa saúde”, convidou.

O programa tem como objetivo conscientizar pais, responsáveis e toda a comunidade escolar sobre a importância da imunização infantil. Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF.

Mais lidas

Projeto Brilho do Sol – FEHSOLNA II ilumin...
IPVA 2024: Última semana para pagamento no DF
Andrea Bocelli ao vivo: Oferta exclusiva BRB
...