O vice-presidente Hamilton Mourão disse manhã xedta sexta (17) que, sobre a situação dramática em Manaus, “o governo está fazendo além do que pode, dentro dos meios que a gente dispõe”.
“Agora, eu já falei aqui para vocês várias vezes a respeito de Amazônia. Na Amazônia, as coisas não são simples.”
“Você só chega lá de barco ou de avião. Qualquer manobra logística para você, de uma hora para outra, aumentar a quantidade de suprimentos lá requer meios que, vamos colocar aí, a Força Aérea até alguns anos atrás tinha, Boeings. Por problemas aí de orçamento, ela teve que se desfazer dessas aeronaves.”
Lockdown não funciona
Mais cedo, ao comentar a situação da pandemia da Covid-19 em Manaus, Hamilton Mourão também opinou que o lockdown não funcionou, nem vai funcionar no Brasil.
“A questão é que aqui nós não fechamos nunca, né? Essa é a realidade. E aí você tem que entender, vamos dizer assim, a característica do nosso povo. O nosso povo não tem, vamos dizer assim, essa imposição de disciplina em cima do brasileiro não funciona muito. Então, a gente tem que saber lidar com essas características e buscar informar a população no sentido de que ela se proteja.”
A “característica do nosso povo” é reforçada pela característica do nosso presidente.