Mosaic: SES-DF inicia oficina para fortalecer combate às doenças respiratórias
Nesta terça-feira (20), a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), em parceria com o Ministério da Saúde (MS), o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), a Organização Pan-americana de Saúde (Opas) e o Instituto Todos Pela Saúde, deu início a uma importante oficina do projeto Mosaic. A iniciativa visa aprimorar a vigilância e os planos de ação para o enfrentamento de doenças respiratórias graves agudas.
A oficina, que terá duração de três dias, tem como objetivo a produção de planos de contingência e de ação, reunindo melhores práticas para a vigilância das síndromes respiratórias agudas graves. Durante a abertura do evento, a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, ressaltou a importância da integração e troca de experiências para otimizar a atuação técnica da pasta. “O Distrito Federal é um território heterogêneo e passou por eventos que foram verdadeiras emergências. Os dados demonstram a relevância desta oficina”, afirmou.
O secretário de Vigilância e Meio Ambiente do MS, Rivaldo Venâncio, destacou que o enfrentamento de emergências em saúde pública requer um esforço conjunto entre diversas entidades. “Não podemos resolver problemas de saúde pública apenas com assistência e vigilância; precisamos considerar o todo e como a ciência pode contribuir além da saúde”, explicou.
O projeto Mosaic permitirá visualizar as medidas necessárias para enfrentar emergências, com ênfase em alertas precoces e monitoramento. Alexander Rosewell, representante da Opas, destacou que o Mosaic visa priorizar abordagens de vigilância, enquanto Mariângela Simão, do Instituto Todos Pela Saúde, reforçou a importância da parceria na iniciativa.
A oficina também avaliará ocorrências passadas no DF e ajustará planos com a incorporação de novas tecnologias, preparando o sistema de saúde para futuras emergências. “Estamos buscando as melhores tecnologias e experiências para estarmos prontos para possíveis emergências”, afirmou a secretária de Saúde.
Além disso, em julho deste ano, a SES-DF participou de uma oficina focada em arboviroses, como dengue, para revisar e otimizar ações frente ao aumento de casos.