Morro da Serrinha é fechado para evitar queimadas

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Foto: CBMGO

 

Área de preservação em Goiânia recebe serviços preventivos com apoio de reeducandos; visitação interna está suspensa por um mês


A Área de Preservação Permanente (APP) do Morro da Serrinha, em Goiânia, está fechada temporariamente para visitação pública. A medida, que deve durar cerca de um mês, tem como objetivo permitir a realização de serviços de manutenção, como limpeza, roçagem e criação de aceiros, essenciais para prevenir a rápida propagação de incêndios durante o período de estiagem.

Os trabalhos estão sendo executados por reeducandos do regime fechado do Complexo Prisional Policial Penal Daniella Cruvinel, em Aparecida de Goiânia, graças a uma parceria entre a Secretaria-Geral de Governo (SGG), responsável pela gestão da área, e a Polícia Penal de Goiás. As atividades foram iniciadas na última segunda-feira, 14 de julho.

Apesar da interdição temporária da visitação interna, a pista de caminhada ao redor do morro permanece aberta, permitindo a prática de esportes ao ar livre.

Na quarta-feira (16), uma queimada foi registrada nas proximidades da guarita do Morro da Serrinha, mas foi rapidamente controlada pelo Corpo de Bombeiros. A superintendente de Políticas para Cidades, Thaís Moraes, informou que uma ocorrência policial será registrada para apurar as causas do incêndio e responsabilizar os envolvidos.

“Durante o período de seca, o risco de queimadas aumenta, e por isso estamos realizando ações preventivas no Morro da Serrinha. Preservar essa área verde urbana é essencial para melhorar a qualidade do ar, regular o clima e oferecer um espaço de bem-estar à população”, ressaltou Thaís.

O local já conta com o Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD), iniciado em julho de 2024. A próxima etapa será a revitalização completa da área, com a implantação de um parque urbano. A APP já foi cercada, possui vigilância 24 horas e passou por melhorias, como a revitalização da orla, instalação de pista de caminhada, construção de praças internas, academia ao ar livre, placas informativas e convênio com o Corpo de Bombeiros para rondas diárias.

Campanha Fogo Zero na Serrinha

Para combater o histórico de incêndios no local — dez focos foram registrados desde 2022 — a SGG lançou em junho a campanha educativa Fogo Zero na Serrinha, em parceria com o Corpo de Bombeiros. A iniciativa contempla palestras em escolas, voltadas para a conscientização de crianças sobre a importância da preservação ambiental.

Outra ação educativa é o gibi “Labareda e o Fogo na Floresta”, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente (Semad), Corpo de Bombeiros e Fundação Dom Pedro II. A publicação traz personagens da fauna do Cerrado, como o lobo-guará, o tamanduá e a capivara, que se unem para combater incêndios florestais. O material será distribuído gratuitamente nas escolas da capital.

Alerta à população

Durante o período de estiagem, a população deve redobrar os cuidados e colaborar com a preservação ambiental:

  • Não atear fogo em áreas verdes ou jogar bitucas de cigarro em locais com vegetação seca

  • Evitar o descarte irregular de lixo

  • Denunciar qualquer foco de incêndio pelo telefone 193 (Corpo de Bombeiros)

Preservar o Morro da Serrinha é responsabilidade de todos. O fogo que começa no mato pode afetar diretamente a saúde pública, a educação e a qualidade de vida urbana.

Mais lidas

Uma amizade que nasceu em meio à luta pela...
Morro da Serrinha é fechado para evitar qu...
CEO da Astronomer renuncia após vídeo polê...
...