Morre a deputada Amália Barros aos 39 anos

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Foto: Divulgação

Falecimento da deputada federal Amália Barros gera comoção e destaca seu legado de luta pelos direitos das pessoas com deficiência

 

 

A deputada federal Amália Barros (PL) faleceu aos 39 anos, conforme comunicado oficial divulgado em sua conta no antigo Twitter, na madrugada deste domingo, 12. Ela estava internada desde o dia 1º de maio devido a um nódulo no pâncreas.

 

Eleita deputada federal pelo Mato Grosso em 2022, Amália Barros também ocupava o cargo de vice-presidente do PL Mulher nacional e fazia parte das comissões de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, dos Direitos da Mulher e da Educação na Câmara dos Deputados.

Foto: Facebook

Amalia Scudeler de Barros Santos nasceu em 22 de março de 1985, em Mogi Mirim, São Paulo. Jornalista por formação, ela transformou uma dificuldade pessoal em luta: aos 20 anos, perdeu a visão do olho esquerdo devido a uma infecção, a toxoplasmose. Após passar por 15 cirurgias, em 2016, teve que remover o olho e passou a usar uma prótese ocular.

 

Em 2021, lançou o livro “Se Enxerga!: Transforme desafios em grandes oportunidades para você e outras pessoas”, onde compartilhou sua história. Fundou o Instituto Amália Barros, posteriormente rebatizado como Instituto Nacional da Pessoa com Visão Monocular, através do qual promoveu diversas campanhas de arrecadação de recursos e doações de próteses oculares e lentes esclerais, beneficiando milhares de pessoas. Além disso, dedicou-se à aprovação da Lei 14.126/2021, que classificou a visão monocular como deficiência sensorial, garantindo direitos e benefícios equivalentes aos das pessoas com deficiência.

 

Eleita pelo Partido Liberal (PL), Amália recebeu mais de 70 mil votos, aproximadamente 5% dos votos do estado, em 2022. Na Câmara dos Deputados, destacou-se por seu trabalho nas comissões de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, dos Direitos da Mulher e da Educação, entre outras.

 

Mais lidas

Os índios e os tecidos da vida
Restaurant Week celebra 65 anos de Brasíli...
Filmes selecionados para o Fica 2025 serão...
...