Ministro do TSE envia ação contra deputada Carla Zambelli à Justiça Eleitoral de São Paulo por abuso de poder e uso indevido de meios de comunicação
O ministro Benedito Gonçalves, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), encaminhou à Justiça Eleitoral de São Paulo uma ação movida contra a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). As acusações incluem abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação devido a supostas publicações desinformativas sobre o processo eleitoral e a atuação da Justiça Eleitoral durante as eleições de 2022.
A decisão do envio da ação foi assinada pelo ministro na segunda-feira (10) e atende ao pedido feito pela deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP). Segundo o entendimento de Gonçalves, o caso deve ser conduzido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo.
De acordo com o ministro, a corregedoria-regional eleitoral de São Paulo é o órgão competente para lidar com as ações de investigação judicial eleitoral relacionadas às eleições realizadas naquela circunscrição estadual. Ele também mencionou que, caso necessário, poderá haver cooperação judicial para compartilhamento de provas entre os juízos envolvidos.
A defesa de Carla Zambelli argumentou que o caso deveria ser mantido no TSE devido à conexão com outros processos que abordam a mesma questão.