Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado busca esclarecimentos sobre o caso e outros temas
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, está previsto para comparecer nesta terça-feira (21) à Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados para prestar esclarecimentos sobre a visita de Luciane Farias, esposa de um dos líderes do Comando Vermelho, aos gabinetes do ministério.
A comissão aprovou 23 pedidos de convocação do ministro, abrangendo não apenas o episódio da “dama do crime”, mas também outros temas, como supostas fake news envolvendo colecionadores, atiradores desportivos e caçadores (CACs), além de questões relacionadas a uma facção criminosa. O depoimento está agendado para as 09h.
A visita de Luciane Farias, recebida em vários gabinetes da Esplanada dos Ministérios durante o governo de Lula, gerou desconforto para o governo. A oposição busca investigar os gastos relacionados à presença da “dama do tráfico”, ressaltando que as passagens foram custeadas com recursos do Ministério dos Direitos Humanos.
Em paralelo, o deputado federal Kim Kataguiri (DEM-SP) solicitou o impeachment de Flávio Dino, alegando que o ministro cometeu crime de responsabilidade por ato de improbidade administrativa ao “garantir interlocução com o crime organizado, especificamente, o Comando Vermelho”. O caso promete gerar intensos debates e questionamentos durante a sessão na Câmara.