Ação em Águas Claras marca início da campanha que pretende vacinar 1 milhão de trabalhadores da indústria em todo o país
O canteiro de obras do Residencial Oceania, da PaulOOctavio, em Águas Claras, foi palco, nesta sexta-feira (23), do lançamento do Dia D Nacional da Vacinação voltado a trabalhadores da indústria. A iniciativa, liderada pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, marca um esforço coletivo entre o governo federal, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal, o Sesi e entidades empresariais, com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal entre os profissionais da construção civil e da indústria fabril.
Durante o evento, o próprio ministro – que também é médico – aplicou vacinas em operários do canteiro, como a servente Alessandra Cardoso e o bombeiro hidráulico Balbino Gomes Sousa. Em um gesto simbólico, Alexandre Padilha também imunizou o empresário Paulo Octávio, presidente do grupo que leva seu nome e responsável pela obra, além do presidente da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), Jamal Jorge Bittar.
A mobilização tem como meta vacinar 1 milhão de trabalhadores em todo o país, com foco principal na proteção contra o vírus da influenza, mas com oferta também de imunizantes contra sarampo, febre amarela, hepatite e outras doenças preveníveis. Apenas neste canteiro da PaulOOctavio, mais de 150 profissionais foram imunizados.
Para Padilha, a ação é estratégica não só para a saúde individual dos trabalhadores, mas também para a saúde pública coletiva:
“O governo federal e o Ministério da Saúde, com o apoio da Secretaria de Saúde do DF e do Sesi, estão conduzindo o Dia D com a participação ativa da indústria. A vacinação no mês de maio é essencial para prevenir casos de gripe quando o frio se intensifica. Estamos garantindo o direito à saúde também nos locais de trabalho.”

O empresário Paulo Octávio reforçou a relevância da parceria entre iniciativa privada e poder público para garantir mais saúde e bem-estar aos trabalhadores:
“Sempre defendi que a saúde do trabalhador é fundamental para o sucesso de qualquer empresa. Estar ao lado do governo, do Sesi e da Fibra em uma ação que protege vidas e evita doenças é motivo de orgulho. Essa é uma parceria que gera impacto positivo direto na produtividade e reduz custos com afastamentos e tratamentos.”
Na mesma linha, Jamal Jorge Bittar, presidente da Fibra, destacou a importância de retomar a confiança na vacinação, sobretudo entre adultos:
“Esse evento reúne tudo o que valorizamos na indústria: uma empresa comprometida, como a PaulOOctavio; um ministério atuante, que resgata o valor das vacinas; e o Sesi, com sua presença ativa junto aos trabalhadores. Retomar a cultura da vacinação é um avanço que não podemos perder.”
A campanha nacional contra a gripe segue mobilizando estados e municípios, e já contabiliza mais de 21,2 milhões de doses aplicadas em todo o país. A adesão da indústria à campanha demonstra que a promoção da saúde no ambiente de trabalho é uma ferramenta poderosa de transformação social e econômica.