Ministro da Justiça se reúne com Presidente da Câmara em gesto político de aproximação

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
© Marina Ramos/Câmara dos Deputad

 

Encontro estratégico ocorre em meio a tensões políticas e cobranças por cooperação

 

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, realizou uma reunião na tarde desta terça-feira (6) com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, em uma tentativa de estreitar laços políticos. O encontro, que aconteceu no gabinete de Lira, foi descrito pela assessoria do ministro como uma visita de cortesia, e ambos optaram por não fazer declarações à imprensa.

 

Lewandowski assumiu o cargo recentemente, em uma cerimônia que contou com a presença de todos os chefes de poderes, exceto Lira. No entanto, após um telefonema do presidente da Câmara parabenizando-o pela posse e solicitando uma agenda no ministério, o novo ministro decidiu realizar pessoalmente uma visita a Lira, em um gesto político de aproximação.

 

Este encontro acontece em meio a um cenário de certa tensão entre o presidente da Câmara e membros do governo federal. Durante seu discurso na abertura do ano legislativo, na tarde de segunda-feira (5), Lira afirmou que não ficará inerte diante das eleições municipais e das supostas disputas políticas entre os poderes. Ele também cobrou do governo federal o cumprimento dos acordos firmados com os deputados federais como contrapartida à aprovação de pautas consideradas prioritárias. Esse discurso foi interpretado como um recado crítico sobre a relação política com o Poder Executivo.

 

Na mesma sessão do Congresso Nacional, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi representado pelos ministros Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e Rui Costa (Casa Civil). Padilha, que poderia ser um dos alvos da crítica de Lira, afirmou que Executivo e Congresso irão manter “a dupla de sucesso” em 2024 e que “o governo em nenhum momento rompeu e nem nunca romperá relação” com o Parlamento.

Mais lidas

Webinar gratuito orienta como ser uma Empr...
Senac-DF: Curso de florista atende demanda...
Brasília: Pagamento em dinheiro nos ônibus...
...