Primeira mulher a ocupar a Secretaria de Governo, Flávia Arruda foi responsável pelas articulações com o Congresso Nacional que neste período votou e aprovou projetos que impactaram a vida de milhares de pessoas e foram fundamentais para ajudar o Brasil a atravessar os tempos de turbulência, causados por diversos fatores, mas principalmente pela pandemia.
Entre os projetos aprovados destacamos a PEC dos Precatórios; o PLP dos Combustíveis; o Programa Auxílio Brasil com transferência de renda para famílias em situação de pobreza; o Marco Legal do Setor Ferroviário e a BR do Mar e Cabotagem que vão aumentar a logística de transporte em todo país; a Lei que possibilitou a privatização da Eletrobrás; a Educação Bilíngue para surdos; a Modernização do Ambiente de Negócios; a Lei Complementar que permitiu prorrogar a isenção dos impostos para 17 setores do comercio; PL que ampliou o prazo para o registro de imóveis rurais. E, ainda, dois projetos importantes para a vida das mulheres: a inclusão de conteúdos de prevenção da violência nos currículos da educação básica e o Programa Sinal Vermelho, que facilita a denúncia de crimes e envolve diversos setores da sociedade.
Esses são apenas alguns entre as dezenas de projetos aprovados em 2021 e início de 2022. Mais de 83% dos projetos propostos foram aprovados no Senado Federal e mais de 76% na Câmara dos Deputados. Esses índices foram alcançados através do diálogo, da construção de pontes, de paciência para ouvir reivindicações e argumentos. Mas suas tarefas como ministra não a impediram de cuidar de Brasília, sua cidade, domicílio eleitoral, e representante como Deputada Federal.
Nesse campo a energia e a força de trabalho da ministra são conhecidas por quem a acompanha dentro e fora do Palácio. Foi assim ao presidir a CMO no Congresso, ao coordenar a Bancada do DF, ao criar e presidir a Comissão Externa de Combate a Violência Contra a Mulher.

Depois de quase um ano à frente da SEGOV, Flávia Arruda deixa o cargo após realizar um trabalho, segundo ela, difícil, de muito aprendizado e o mais desafiador de sua vida. Mas, ao mesmo tempo, rico e muito gratificante. Impecável, nas palavras do Presidente Jair Bolsonaro.