O Ministério da Justiça e Segurança Pública notificou a Petrobras e a Transpetro para que prestem esclarecimentos sobre as altas nos preços dos combustíveis e possíveis problemas de desabastecimento. As empresas têm um prazo de 10 dias para responder aos questionamentos.
A notificação foi feita nessa quarta-feira (27) pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), que integra a pasta.
Na semana passada, a Petrobras informou ao mercado que não atenderá em novembro todos os pedidos de compra de combustíveis enviados à empresa pelas distribuidoras.
Segundo a petrolífera, a demanda por diesel cresceu 20% em relação ao mesmo mês de 2019 e 10% no caso da gasolina. Após a manifestação, o setor passou a falar em desabastecimento.
A pasta informou no comunicado que o pedido “busca coletar subsídios relacionados aos impactos ao longo da cadeia de fornecimento de combustíveis, especialmente diesel e gasolina, a partir das recentes notícias veiculadas sobre possíveis dificuldades de abastecimento de combustíveis por parte da Petrobras junto aos distribuidores, tendo em vista o aumento da demanda no próximo mês”.