Ministério da Saúde do Reino Unido esclarece suspensão temporária de teste da vacina britânica

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

 

O ministro da Saúde do Reino Unido, Matt Hancock, afirmou nesta quarta-feira que não é a primeira vez que a vacina candidata da Universidade de Oxford contra a Covid-19, desenvolvida em parceria com a farmacêutica britânica AstraZeneca, é temporariamente suspensa por um efeito colateral inesperado. Há suspeita de inflamação da coluna vertebral, segundo The New York Times.

Em uma entrevista ao canal Sky News, Hancock reconheceu, no entanto, que o episódio impõe novo desafio, ainda que não necessariamente represente um empecilho para os esforços para o desenvolvimento do imunizante contra o novo coronavírus. Os testes foram interrompidos pela AstraZeneca na última terça-feira em todo o mundo, inclusive no Brasil.

“Na verdade, não é a primeira vez que isso acontece com a vacina de Oxford — disse o ministro. “Não necessariamente (é um retrocesso). Depende do que eles descobrirão ao investigarem (mais o caso).”

A interrupção dos estudos foi anunciada na última terça-feira pela AstraZeneca por um efeito colateral adverso em um dos voluntários. O New York Times reportou que essa reação teria sido uma mielite transversa, inflamação na medula espinhal.

Revisão emergencial

A agência reguladora médica do Reino Unido informou, também nesta quarta-feira, que está revisando com urgência as informações disponíveis para determinar se e quando a AstraZeneca poderá reiniciar os testes de sua vacina experimental contra o coronavírus.

O diretor de licenciamento da Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos para a Saúde (MHRA), Siu Ping Lam, informou que a instituição está trabalhando com o Centro de Vacinas de Oxford para revisar os dados de segurança, de acordo com o protocolo do estudo.

“Estamos revisando de forma urgente todas as informações. E estamos ativamente engajados com os pesquisadores para determinar se o ensaio pode reiniciar o mais rápidamente possível”, afirmou.

A segurança dos participantes em qualquer ensaio clínico é uma prioridade, acrescentou Siu Lam.

Reação é comum, diz Fauci

Principal cientista dos Estados Unidos no combate ao coronavírus, o imunologista Anthony Fauci, diretor do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas do país, disse nesta quarta-feira que a decisão da AstraZeneca de interromper os testes, por uma questão de segurança, não significa algo incomum em um processo de desenvolvimento de uma vacina.

Este voluntário teve uma reação adversa séria, o que ocasiona sim a suspensão do restante das inscrições de voluntários individuais, até que se possa descobrir exatamente o que aconteceu. É uma pena que tenha acontecido, mas é uma válvula de segurança que se tem em testes clínicos como este — disse Fauci em entrevista à CBS.

A vacina que a AstraZeneca vem desenvolvendo com a Universidade de Oxford foi descrita pela OMS como a provável candidata líder mundial e a mais avançada em termos de desenvolvimento. A interrupção dos testes, porém, diminuiu as expectativas da comunidade internacional quanto a um lançamento antecipado desta vacina.

https://www.tudooknoticias.com.br/brasil/astrazeneca-suspende-testes-de-vacina-contra-covid/

Mais lidas

Festa de Pentecostes 2024 reúne multidão n...
Detran-DF: Maio Amarelo pela paz no trânsito
Vídeo: Meteoro ilumina céus de Portugal e ...
...