O Ministério da Saúde voltou atrás e confirmou o quarto caso de coronavírus no Brasil. Mais cedo foi anunciado que o exame de contraprova de uma adolescente de 13 anos de São Paulo, que esteve na Itália, atestou a presença do Covid-19.
Porém, até então, o caso “não preenchia a definição” necessária por conta da doença estar assintomática. Em nova nota, a Saúde afirmou que, em reunião em Brasília “especialistas classificaram o caso da adolescente de São Paulo como confirmado”.
“Quatro elementos levaram a definição do caso como confirmado: pelo resultado do exame, pelo local provável de infecção (Itália), pela possibilidade da medicação após tratamento de uma lesão ter mascarado os sintomas e pela possibilidade de ainda ter sintomas nos próximos dias’, diz a pasta.
Mais cedo, o Ministério alegava que “segundo critérios técnicos, embora tenha confirmado a presença do vírus, um portador assintomático não cumpre a definição de caso, o que incluiria febre associado a mais um sintoma respiratório”.
A menina de 13 anos retornou da Itália no domingo (1º) e seus contatos estão sendo monitorados. Inicialmente a adolescente foi atendida no Hospital Beneficência Portuguesa na terça-feira (3).