Minas lança nova base de Operações Aéreas em Juiz de Fora

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Gil Leonardi / Imprensa M

 

Governo de Minas lança pedra fundamental da 5ª Companhia Especial de Operações Aéreas e Suporte Aéreo Avançado de Vida em Juiz de Fora

 

 

O Governo de Minas Gerais deu um passo importante para fortalecer os serviços de saúde na região da Zona da Mata ao lançar, nesta quarta-feira (22/01), a pedra fundamental da 5ª Companhia Especial de Operações Aéreas (Ceoa) e Suporte Aéreo Avançado de Vida (SAAV), em Juiz de Fora. A nova unidade, orçada em R$ 4 milhões, será uma base integrada de suporte aéreo para o Samu e o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), com a missão de atender a urgências e emergências em 198 municípios da região, beneficiando cerca de 3,2 milhões de mineiros.

A cerimônia, presidida pelo governador Romeu Zema, destacou a importância do investimento na infraestrutura de saúde e segurança pública do estado. Zema afirmou que, com o apoio aéreo ampliado, será possível salvar mais vidas e garantir um atendimento rápido, diminuindo sequelas. “Esse trabalho vem sendo fortalecido em todas as regiões de Minas, e queremos levar esse serviço a todos os municípios até o fim da minha gestão”, declarou o governador, ressaltando que, atualmente, o Samu já está presente em 93% das cidades mineiras.

O projeto também inclui um hangar, áreas de treinamento e capacitação, alojamentos, uma zona de biossegurança para a limpeza de aeronaves e equipamentos, além de almoxarifados. “Essa estrutura moderna fortalecerá os atendimentos de urgência e emergência, proporcionando respostas mais rápidas e eficazes”, destacou o presidente da Cisdeste e prefeito de Leopoldina, Pedro Augusto. O novo centro será responsável pelo transporte aéreo inter-hospitalar, de órgãos para transplante e de apoio à Força Estadual de Saúde (FES) em situações de catástrofes.

Investimentos que salvam vidas

Com uma frota de seis aeronaves ativas, incluindo aviões e helicópteros, Minas Gerais é o maior prestador de serviço aeromédico do SUS no Brasil. O novo hangar em Juiz de Fora fará parte de uma rede já estabelecida em Uberaba, Belo Horizonte, Varginha e Montes Claros, e está projetado para receber sua própria aeronave. A instalação da base em Juiz de Fora faz parte da expansão do SAAV, que também inclui a construção de uma base em Governador Valadares.

O governo mineiro investiu cerca de R$ 35 milhões na aquisição da última aeronave, uma das principais ferramentas para salvar vidas em regiões de difícil acesso. “Investir na saúde e na segurança da população de Minas é uma prioridade para o nosso governo”, afirmou Zema, destacando que a construção de unidades como a de Juiz de Fora são essenciais para garantir atendimento de alta qualidade no interior do estado.

A saúde como prioridade

A nova base de operações reflete o compromisso do Governo de Minas em levar saúde de qualidade para as áreas mais remotas e reduzir a concentração de atendimentos de alta complexidade nas capitais. Zema reforçou a importância de investimentos contínuos na ampliação da rede hospitalar regional e na capacitação de gestores públicos. Durante o evento, o governador também participou de um encontro com prefeitos da região, promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM), onde destacou a importância de capacitar os gestores para uma administração pública eficiente.

A construção da 5ª Ceoa e SAAV é um marco significativo para a saúde pública e segurança de Minas Gerais, oferecendo aos mineiros uma infraestrutura moderna, eficiente e preparada para enfrentar emergências com rapidez e segurança.

Mais lidas

Inscrições abertas para o Sesc+Corridas - ...
A PÁSCOA E O SENTIDO DA RESSURREIÇÃO
Casa de Chá renasce como joia do coração d...
...