Milhares de pessoas se reúnem em Planaltina para celebrar a Festa do Divino Espírito Santo

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Cerca de 15 mil pessoas devotas do Divino Espírito Santo se reuniram no Encontro das Bandeiras, em Planaltina, durante a tradicional Festa do Divino, na manhã deste sábado (27). Governador Ibaneis Rocha. Foto: Paulo H. Carvalho/ Agência Brasília

 

Celebração histórica reúne milhares de fiéis em Planaltina para honrar o Divino Espírito Santo

 

 

 

No último sábado (27), cerca de 15 mil pessoas devotas do Divino Espírito Santo se reuniram em Planaltina, no Encontro das Bandeiras, durante a tradicional Festa do Divino. Esta é a segunda maior celebração religiosa da região, ficando atrás apenas da Via-Sacra do Morro da Capelinha. A 141ª edição do evento contou com a participação de aproximadamente 300 pessoas na organização e segue com uma programação especial até este domingo (28).

 

A Festa do Divino Espírito Santo de Planaltina rememora a descida do Espírito Santo sobre os 12 apóstolos de Jesus Cristo, em Pentecostes, sete semanas após a Páscoa. Em virtude de sua importância cultural, a celebração foi instituída como patrimônio cultural imaterial por meio do decreto nº 34.370, de 17 de maio de 2013.

 

O evento recebeu apoio do Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Turismo (Setur), que investiu R$ 999 mil nas festividades. O governador destacou a relevância da festa para a cidade: “É uma festa muito importante, demonstra afeto e carinho pela cidade e por tudo que acontece em Planaltina. É um grande evento que reúne mais de 15 mil pessoas. A gente fica muito feliz, e vamos continuar participando ativamente pelos próximos anos.”

 

Dentre os participantes, estavam cavaleiros, devotos e fiéis que contaram com o apoio da comunidade. Regina Brito, de 40 anos, é organizadora do Café das Frutas, uma parada obrigatória para os cavaleiros vindos de Goiás que seguem rumo a Planaltina. Nesta edição, foram adquiridas oito caixas de mexericas, 15 melancias e 35 abacaxis. Ela segue a tradição repassada por sua mãe: “Já tem mais de 20 anos que estamos nessa missão. A gente começou a arrumar tudo por volta das 5h. Nós recebemos doação do pessoal, e cada um dá um pouquinho também. É uma missão com muita gratidão e fé.”

 

O administrador regional de Planaltina, Wesley Fonseca, destacou a tradição centenária da cidade, com sete paróquias e cinco capelas realizando novenas e procissões: “Nossa Planaltina tem um patrimônio cultural e religioso muito grande.” Os moradores Laura Siqueira, 26 anos, e Bruna Rezende, 41 anos, são presenças constantes na festividade. Laura afirmou: “Essa festa faz parte de mim; recebi a tradição do meu pai e estou muito feliz de estar aqui.” Bruna, por sua vez, ressaltou: “Eu nasci aqui e cresci vindo à festa do Divino. Só quem mora aqui sabe a tradição que é. E hoje, em casa, eu tenho o meu milagre do Divino Espírito Santo, que é meu filho.”

A celebração também contou com a presença do cardeal Dom Paulo Cezar Costa, que expressou: “Essa festa manifesta a fé do nosso povo ao Divino Espírito Santo. É o amor que se manifesta através do divino, dos nove dias em preparação, pela caminhada até aqui, nessa alegria toda.” Ao seu lado, o padre Rafael da Silva Costa lembrou: “A gente se prepara nove dias antes rezando muito.”

 

 

Com informações Agência Brasília/Fotos: Paulo H. Carvalho/ Agência Brasília

Mais lidas

Como o governo Lula transformou a seca em ...
IR 2025: especialista da XP alerta para os...
Solange é destaque na Semana S do Comércio
...