Yasmin, de Vicente Pires (DF), é uma das vencedoras do concurso global “Óculos do Futuro”, destacando a importância da saúde ocular para crianças
Yasmin, uma menina de 7 anos de Vicente Pires (DF), foi uma das vencedoras do concurso global “Óculos do Futuro”, promovido pela Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira (IAPB). O concurso teve como objetivo incentivar crianças, pais e professores a refletirem sobre a importância da saúde ocular.
Os “Óculos Mágicos de Arco-Íris”, criados por Yasmin, impressionaram os juízes pela criatividade e pelo design único, transformando o cuidado com a visão em uma verdadeira aventura. A jovem explicou que se inspirou nas cores do arco-íris e no desejo de criar óculos feitos com materiais bons para o planeta. “Eles têm as cores do arco-íris porque eu gosto de todas as cores – e meus desenhos são sempre multicoloridos!” disse Yasmin.
Além de um design inovador, os óculos incluem fones de ouvido que tocam músicas e contam histórias, além de proporcionar a visão de criaturas mágicas e lugares incríveis. Yasmin explicou que a ideia surgiu ao longo de três dias de muito pensamento e imaginação.
O concurso, que recebeu 1.000 inscrições de crianças de 19 países, incluindo Brasil, Índia, EUA e Reino Unido, premia os vencedores com uma contribuição em dinheiro para a escola e óculos da gigante global Safilo. O painel de jurados foi composto por nomes importantes como Caroline Casey, presidente da IAPB, e a especialista Jo Frost.
A IAPB destacou a importância de iniciativas como o concurso para sensibilizar a população sobre os problemas de visão em crianças e seu impacto no aprendizado e na economia. Estudos revelam que crianças com problemas de visão não corrigidos aprendem cerca de metade do que aquelas com visão saudável ou corrigida. Além disso, a correção precoce da visão pode aumentar a renda de uma criança em até 78% ao longo da vida.
A vitória de Yasmin no concurso é um exemplo brilhante de como a criatividade infantil pode contribuir para soluções inovadoras em áreas tão importantes como a saúde ocular, com impacto direto no futuro da educação e economia do Brasil.