Meio Ambiente: GDF implementa sistema de logística reversa

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Governador assina atos em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília.

 

 

Medidas visam promover a reciclagem de embalagens e a geração de energia limpa no Distrito Federal

 

 

O Governo do Distrito Federal (GDF) assinou decretos que definem as diretrizes para a criação, estruturação e operacionalização do sistema de logística reversa de embalagens em geral. Essa medida inclui a implementação do Certificado de Crédito de Reciclagem (ReciclaDF), que coloca o GDF no sistema que comprova a restituição das embalagens ao ciclo produtivo, em conformidade com as Políticas Nacional e Distrital de Resíduos Sólidos.

 

Durante uma entrevista realizada no Palácio do Buriti, o secretário de Meio Ambiente e Proteção Animal, Gutemberg Gomes, ressaltou a importância da transversalidade de ações. Ele enfatizou que a Secretaria de Meio Ambiente mantém um diálogo constante com setores do governo e a sociedade para elaborar e executar políticas públicas de conservação do cerrado e do meio ambiente.

secretário de Meio Ambiente e Proteção Animal, Gutemberg Gomes

Gutemberg também apresentou um projeto inovador: a primeira usina de geração de energia fotovoltaica instalada no Parque de Águas Claras, com um investimento de R$ 4,1 milhões. Essa usina fornecerá energia para 46 prédios públicos do Distrito Federal, incluindo as sedes da Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal (Sema) e do Instituto Brasília Ambiental, os prédios administrativos do Zoológico de Brasília e do Jardim Botânico de Brasília, dez unidades escolares da Secretaria de Educação (SEE) e 32 unidades de conservação. Vale ressaltar que a instalação da usina dentro do parque não causou danos ao meio ambiente, pois não foi necessário remover nenhuma árvore nem impermeabilizar o solo com cimentação.

 

De acordo com Gutemberg, o investimento na construção da usina é resultado de uma parceria internacional entre o GDF, o Governo Federal e um órgão internacional, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) da Organização das Nações Unidas (ONU). Essa parceria foi estabelecida no âmbito do Projeto CITInova.

 

Foto: Divulgação – Equipe SEMA – Palácio do Buriti

Mais lidas

Os índios e os tecidos da vida
Restaurant Week celebra 65 anos de Brasíli...
Filmes selecionados para o Fica 2025 serão...
...