O advogado Ibaneis Rocha, de 47 anos, foi oficializado neste domingo (5) como candidato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) ao governo do Distrito Federal nas eleições de 2018.
No evento, também foi confirmado o nome do candidato a vice-governador: o empresário Paco Britto (Avante). Outros partidos que anunciaram presença na coligação foram o PP, o PPL, o PSC e o PSL.
No primeiro discurso depois de ser oficializado candidato, Ibaneis agradeu ao presidente do partido, o ex-governador Tadeu Filippelli, e aos partidos que o apoiaram. “A sociedade de Brasília clama pelo direito de sonhar, e é isso que vamos devolver a essa cidade”, afirmou.
“Vamos fazer um governo de inclusão e de representatividade, que é uma coisa que aprendi nos meus 25 anos na advocacia. Temos que acabar com a burocracia que coloca o cidadão em uma situação de humilhação. A população precisa ter uma conexão direta com o seu governador.”
Nascido em Brasília, Ibaneis viveu dos 8 aos 15 anos em Corrente (PI), cidade de onde veio sua família. O advogado fez carreira na capital.
Ele se formou em direito pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), fez pós-graduação em processo do trabalho e processo civil e é mestrando em gestão e políticas públicas pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa.
Ibaneis foi presidente da seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF) de 2013 a 2015. Hoje, é diretor do conselho federal da OAB e corregedor-geral da entidade. Ele se filiou ao MDB no ano passado. (G1)