Mauro Mendes defende Caiado para presidência em 2026 durante evento em Goiás
O governador do Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), destacou publicamente o nome de Ronaldo Caiado como forte opção para a disputa presidencial de 2026. A declaração foi dada durante evento solene realizado na última terça-feira (29), na cidade de Goiás, onde Mendes afirmou que o governador goiano “tem a dimensão e a estatura para ser apresentado a um debate em nível nacional”.
Em entrevista ao Jornal Opção, Mauro Mendes elogiou a trajetória política de Caiado: “Hoje, temos muitas lideranças regionais em nosso partido, mas o Caiado conseguiu, ao longo do tempo, reunir todas as qualificações necessárias para se apresentar ao cenário político brasileiro”.
Ao comentar o papel do União Brasil no atual governo federal, Mendes reforçou sua posição contrária à troca de apoio político por cargos. “O Parlamento tem sua importância: fiscalizar, legislar. Mas não é para ficar indicando cargos. Isso é parte da velha política que levou o Brasil à situação em que se encontra. Sou contra esse tipo de barganha”, declarou.
A manifestação do governador mato-grossense ocorre em meio às discussões internas da federação União Brasil–PP sobre o alinhamento para as eleições presidenciais. Embora ainda não haja definição oficial, há uma tendência de rompimento com o governo Lula, o que abriria caminho para Caiado ser o candidato do bloco. O próprio governador de Goiás tem se articulado nacionalmente com esse objetivo.
Natural de Anápolis, Mauro Mendes foi uma das autoridades presentes na cerimônia de entrega da Comenda da Ordem do Mérito Anhanguera — a mais alta honraria concedida pelo Governo de Goiás. O evento reuniu cerca de 300 pessoas, incluindo os governadores de Roraima, Antônio Denarium; de Sergipe, Fábio Mitidieri; de Rondônia, Marcos Rocha; e o vice-governador do Mato Grosso do Sul, José Carlos Barbosa, o Barbosinha.
A solenidade também contou com a presença de prefeitos, membros do Ministério Público, da Defensoria Pública, da Assembleia Legislativa de Goiás, da Câmara dos Deputados, da OAB e de embaixadores de mais de 20 países. Titulares de 11 secretarias do governo de Goiás, entre elas as de Economia, Saúde, Educação e Comunicação, também foram homenageados.