Maria da Conceição Tavares, referência do pensamento econômico desenvolvimentista, falece aos 94 anos
A renomada economista Maria da Conceição Tavares nos deixou neste sábado, aos 94 anos, em Nova Friburgo, onde residia com sua família. Reconhecida como uma das grandes defensoras de uma sociedade mais justa e solidária, Tavares deixou um legado indelével no campo da economia e na formação de inúmeras gerações de economistas.
Nascida em 1930, em Anadia, Portugal, Tavares migrou para o Brasil em 1954, fugindo da ditadura salazarista. Sua trajetória aqui foi marcada por uma vasta e ilustre carreira acadêmica, influenciada por grandes nomes do pensamento econômico como Celso Furtado, Caio Prado Jr. e Ignácio Rangel. Durante sua vida, ela exerceu um papel fundamental no ensino e pesquisa, passando pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pela Universidade de Campinas (Unicamp).
A economista se destacou nos estudos sobre a substituição de importações e teve participação na elaboração do plano de metas do governo Juscelino Kubitschek. Sua contribuição para a economia brasileira rendeu-lhe inúmeros reconhecimentos, incluindo o Prêmio Jabuti em 1998.
Para além de sua atuação acadêmica, Tavares teve papel ativo na esfera política, sendo conselheira econômica de figuras proeminentes como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Ulysses Guimarães. Sua voz crítica e franca marcou debates sobre política econômica, tanto durante o regime militar, quando foi presa por 48 horas, quanto em governos democráticos.
Nos últimos anos, Maria da Conceição Tavares ganhou destaque nas redes sociais por suas análises enérgicas sobre o processo de industrialização nacional. Seu legado ecoará por muitas gerações, como uma voz incansável na busca por um Brasil mais justo e próspero.
Através de suas palavras e ações, Tavares continuará a inspirar e moldar o pensamento econômico e político do país.
Maria da Conceição de Almeida Tavares foi professora, deputada federal pelo Partido dos Trabalhadores, economista e matemática, uma das maiores da nossa história. Nascida em Portugal, adotou o Brasil e nosso povo com o seu coração e paixão pelo debate público e pelas causas… pic.twitter.com/dBfSIcq8LL
— Lula (@LulaOficial) June 8, 2024