Senador Marcos do Val nega fuga e diz que viajou aos EUA para ver a filha
O senador Marcos do Val (Podemos-ES) publicou nesta sexta-feira (25) um vídeo em que aparece em um parque de diversões em Orlando, nos Estados Unidos. Ele negou ter fugido do Brasil e afirmou que está apenas aproveitando o recesso parlamentar com a filha, de quem esteve afastado por dois anos e meio.
Do Val é alvo de medidas cautelares determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), no âmbito da Operação Disque 100. Em agosto do ano passado, Moraes determinou a retenção do passaporte do senador, que é suspeito de integrar um grupo que promovia ataques virtuais a agentes da Polícia Federal envolvidos em investigações ligadas ao STF.
Na gravação divulgada em seu canal no YouTube, o senador afirmou que entrou nos Estados Unidos utilizando seu passaporte diplomático e que não entregou o documento à Polícia Federal, como ordenado. “Não tenho motivo para fugir. O que Moraes fez é uma violação da Constituição”, disse.
Apesar de a decisão de reter o passaporte ter sido confirmada pela Primeira Turma do STF em fevereiro, Do Val afirmou que comunicou previamente sua viagem ao Supremo, à Polícia Federal e ao Ministério da Justiça.
O parlamentar responde a medidas cautelares por, junto com os blogueiros Oswaldo Eustáquio e Allan dos Santos, promover ataques contra membros da PF nas redes sociais. Em uma das postagens, ele chegou a publicar a foto de um delegado com a legenda “procurado”.