Maioria é contra Bolsonaro promover atos contra o Congresso Nacional, revela pesquisa

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

 

Você concorda com o apoio do presidente da República, Jair  Bolsonaro, em atos contra o Congresso Nacional? Essa foi a pergunta principal de uma pesquisa de opinião divulgada nesta terça-feira (10).

Vale lembrar que o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) sinalizou neste fim de semana que a convergência será no sentido de colocar em votação a pauta visando o melhor para o Brasil. Por sua vez, Bolsonaro já declarou que as manifestações devem ser de apoio ao governo e não contra instituições.

A questão foi embutida na pesquisa de opinião produzida pelo Instituto Paraná, que mostrou que a maioria (52,2%) da população acha errado o presidente Jair Bolsonaro apoiar atos contra o Congresso. Outros 40% acham certo o apoio. Não souberam responder ou não opinaram 7,8% dos entrevistados. Confira íntegra da pesquisa aqui.

O Paraná Pesquisas ouviu por telefone 2002 pessoas em 26 Estados e no Distrito Federal de 4 a 6 de março de 2020. A margem de erro é de 2 pontos percentuais e o grau de confiança é 95%. O estudo foi registrado no Conselho Regional de Estatística da 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª e 7ª Região sob o nº 3122/19.

Quando questionados se é bom ou ruim para o país que o presidente apoie atos contra os deputados e senadores, 57,1% dos entrevistados disseram ser ruim e 35% bom. Não souberam responder ou não opinaram 7,8%.

Mês passado, o presidente Bolsonaro se manifestou a favor dos atos contra o Congresso Nacional e o STF (Supremo Tribunal Federal) marcados para 15 de março. Chegou a compartilhar via WhatsApp vídeos convocando apoiadores para a manifestação. A atitude resultou no repúdio de mais de 20 autoridades. Em resposta, Bolsonaro disse que mensagem era de “cunho pessoal”.

O presidente, no entanto, diz que as manifestações são em apoio a seu governo, não em oposição a outros Poderes. Uma das imagens divulgadas por apoiadores adota como lema a frase “foda-se”, do ministro Augusto Heleno (Segurança Institucional), dirigida ao Congresso –sem saber que estava sendo gravado, Heleno havia dito que os congressistas fazem chantagem contra o governo.

Confira íntegra da Pesquisa na galeria abaixo:

 

Mais lidas

Governo prevê mais de R$ 500 milhões em in...
Fusão BRB e Banco Master sacode o mercado ...
Paraíso mapeado: Fercal ganha guia inédito...
...