Maio Laranja: GDF combate exploração infantil no Dia D

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Blitz educativa alerta população sobre prevenção à violência sexual infantojuvenil Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília.

 

GDF intensifica combate à exploração sexual de crianças e adolescentes no Dia D da campanha Maio Laranja

 

 

O Governo do Distrito Federal (GDF), através da Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF), participou ativamente do Dia D de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes nesta quinta-feira (16). Esta ação é parte integrante da operação Caminhos Seguros, uma iniciativa nacional do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), e está vinculada à campanha Maio Laranja, promovida pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), com o objetivo de proteger o público infantojuvenil.

 

Na manhã de quinta-feira, equipes das secretarias SSP e Sejus, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), distribuíram mais de 1,2 mil panfletos educativos na BR-040, em Santa Maria. À noite, a operação se deslocou para Planaltina, onde houve fiscalização em dois estabelecimentos comerciais previamente mapeados pela Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) e pelo Conselho Tutelar de Planaltina, após denúncias de exploração infantojuvenil. Além disso, materiais educativos foram distribuídos na Avenida Independência, com a presença de servidores da Polícia Militar (PMDF), do Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF), do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), do Departamento de Trânsito (Detran-DF) e da Secretaria de Proteção e Ordem Urbanística (DF Legal).

 

O tenente-coronel Eduardo Miranda, gerente de Integração e Prevenção da SSP-DF, explicou que a ação integra os quatro eixos da operação Caminhos Seguros: ostensivo, cumprimento de mandados e diligências, educativo e inteligência. “Todos os eixos são desenvolvidos na ação, que busca coibir a violência contra crianças e adolescentes”, afirmou.

 

Flávio Dias, conselheiro tutelar de Planaltina, destacou a importância das blitzes para levar informação às pessoas mais necessitadas. “Quando uma criança sofre abuso sexual ou é vítima de exploração, ela muitas vezes não sabe como buscar ajuda devido ao trauma psicológico. Queremos mudar essa realidade com a conscientização da população”, ressaltou.

 

Mobilização pelo Maio Laranja

 

A Sejus-DF organizou uma série de ações alusivas ao Maio Laranja. A abertura oficial ocorrerá na próxima terça-feira (21), às 19h, no SesiLab – Espaço de Arte, Ciência e Tecnologia, com um painel sobre a violência sexual contra crianças e adolescentes no Brasil.

 

“O Maio Laranja é uma oportunidade para mobilizar a sociedade e reforçar a importância da prevenção e do combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. É fundamental que governos, instituições e comunidades se unam para proteger nossas crianças e garantir um futuro seguro para elas”, afirmou Marcela Passamani, secretária de Justiça e Cidadania.

 

Entre os dias 22 e 24 deste mês, o Centro Integrado 18 de Maio realizará blitzes na Rodoviária do Plano Piloto, das 9h às 12h. No SesiLab, às 14h, haverá visitas guiadas e intervenções culturais, como contação de histórias e peças teatrais. Palestras sobre o tema também serão realizadas no local, das 18h às 19h.

Como denunciar

 

Crimes de violência contra crianças e adolescentes podem ser denunciados em qualquer delegacia das regiões administrativas ou pela Delegacia Eletrônica. Denúncias também podem ser feitas pelo número 197.

 

Além disso, casos de violação dos direitos de crianças e adolescentes, incluindo violência sexual, podem ser denunciados pelo Disque 100 – Disque Direitos Humanos, um canal disponível 24 horas, todos os dias da semana.

Mais lidas

Governo prevê mais de R$ 500 milhões em in...
Fusão BRB e Banco Master sacode o mercado ...
Paraíso mapeado: Fercal ganha guia inédito...
...