A projeção do presidente da Câmara estima que a situação pode se configurar em janeiro de 2021.
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, fez uma ameaça grave e sinistra durante uma entrevista à rede de notícias CNN. Segundo Maia, se algumas pautas não forem votadas no Congresso, o Brasil vai “explodir” e o dólar pode chegar a R$ 7.
Maia refere-se a uma atual obstrução da pauta promovida por deputados da base governista, que pressionam o presidente por conta de um acordo descumprido sobre instalação da Comissão Mista de Orçamento.
Outros partidos à esquerda também obstruem a pauta, na tentativa de pressionar a prorrogação do auxílio emergencial do governo até dezembro, como medida contra o choque econômico sobre a população da crise do novo coronavírus.
“Se a base do governo obstruir a pauta, é o Brasil que vai pagar a conta”, diz Maia. “O Brasil vai explodir em janeiro se as matérias não forem votadas. O dólar vai a R$ 7, a taxa de juros de longo prazo vai subir.”
Maia pressiona o governo a manter-se sob o teto de gastos e evitar manobras “não ortodoxas” que poderiam resultar em uma resposta negativa do mercado.