Morreu em Brasília nesta segunda-feira (16), aos 82 anos, a mãe do ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa. Benedita da Silva Gomes morava na Asa Sul, na área central do Distrito Federal, e deixa oito filhos.
Até as 15h, a causa da morte não tinha sido informada. O sepultamento deve ocorrer em Brasília, nesta terça (17), mas os detalhes também ainda não tinham sido divulgados neste horário.
De acordo com pessoas próximas a Joaquim Barbosa, Benedita tinha saúde frágil. Recentemente, a idosa tinha sido internada em um hospital particular de Brasília por complicações da diabetes.
Mãe de ministro
/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2012/11/22/agenciabrasil221112_dsa3264.jpg)
Joaquim Barbosa cumprimenta sua mãe e Regina Casé durante cerimônia de posse (Foto: José Cruz/ABr)
Joaquim Barbosa tomou posse no STF em 2003 e se aposentou em 2014, aos 59 anos, quando ocupava a presidência da Corte. Benedita Gomes acompanhou a posse do filho na presidência e, na época, conversou com o G1 sobre a emoção: “vou chorar muito”.
Durante a carreira na magistratura, Barbosa fez diversas referências à origem humilde em Paracatu (MG). Ele foi o primeiro de oito filhos do casal, formado por um pedreiro e uma lavadeira. (G1)