No data was found

Maduro retira embaixador e acusa Brasil de conspiração

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
[views count="1" print= "0"]
[tta_listen_btn listen_text="Ouvir" pause_text="Pause" resume_text="Retomar" replay_text="Ouvir" start_text="Iniciar" stop_text="Parar"]

Crise diplomática: Maduro retira embaixador do Brasil e acusa governo Lula de conspiração

 

O ditador venezuelano Nicolás Maduro ordenou nesta quarta-feira (30) o retorno do embaixador da Venezuela no Brasil, Manuel Vadell, para Caracas, em mais um capítulo de tensão entre os governos brasileiro e venezuelano. Em um comunicado, o regime de Maduro classificou a postura do Brasil como “grosseira” e convocou o chanceler para consultas, em tom crítico ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva.

A ruptura na relação entre Lula e Maduro, que até então contava com uma certa reaproximação diplomática, foi agravada pela decisão do governo brasileiro de manter o veto à entrada da Venezuela no grupo BRICS, uma restrição que remonta ao governo Bolsonaro. Maduro, em resposta, acusou o Brasil de adotar uma “política de bloqueio” semelhante às Medidas Coercitivas Unilaterais dos Estados Unidos, impactando, segundo ele, todo o povo venezuelano.

No documento divulgado, Maduro dirigiu críticas ao assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência do Brasil, Celso Amorim, acusando-o de agir como “mensageiro do imperialismo norte-americano”, refletindo uma retórica de hostilidade ao Itamaraty, a quem Maduro também acusa de manter uma postura conspiratória em relação à Venezuela.

A escalada das acusações entre o governo venezuelano e o Brasil lança luz sobre a difícil relação diplomática entre os países, com críticas duras do regime de Maduro ao histórico papel do Itamaraty, que segundo ele “sempre conspirou contra a Venezuela” e atuou como “um poder dentro do poder”.

No data was found
No data was found

Mais lidas

Táxi Verde BRB oferece condições especiais...
Projeto do deputado Robério Negreiros proí...
Setembro Amarelo vira lei e ganha novas aç...
...