MACHISMO E AGRESSÃO AO PRINCIPIO DA IGUALDADE SALARIAL NO MERCADO DE TRABALHO (PARTE 1)

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Judivan J. Vieira PhD em Ciências Jurídicas e Sociais Escritor/Writer - Premiado/Awarded by ILBA, USA Palestrante/Lecturer/Conferenciante Procurador Federal-aposentado/Fiscal Federal-jubilado/Federal Attorney- Retired Instagram: judivan.j.vieira   /    Facebook: judivan.j.viera www.paralelo43.com.br https://www.chiadobooks.com/pesquisa?q=Judivan+Vieira (Phone number in Brazil is: +55-61-99988 3929) - paralelo43.com.br YouTube: canal escritor judivan vieira Instagram, FB, Linkedin, TIK TOK: judivan j vieira

 

Quando a então estudante de direito Eliane Ferreira Caetano apresentou seu TCC – Trabalho de Conclusão de Curso, em direito, com o enorme mérito de ter passado na prova da OAB e se tornado advogada antes mesmo de terminar o curso, tive o prazer de ser convidado e de assistir à apresentação de seu trabalho perante a banca de sua faculdade.

 

Eliane Ferreira Caetano é hoje uma das melhores advogadas em Direito de Família e Direito das Sucessões(Inventários em que famílias brigam e/ou se matam física e moralmente na disputa até por ventiladores quebrados), mas para isto teve que se provar do começo ao fim e segue sendo assim neste mundo de mercado de trabalho machista.

 

Eliane Caetano escolheu desenvolver seu TCC com o tema “O MACHISMO COMO FORMA DE AGRESSÃO AO PRINCÍPIO DA IGUALDADE SALARIAL NO BRASIL E NO MUNDO”, inspirada em meu livro “A MULHER E SUA LUTA ÉPICA CONTRA O MACHISMO” e sob minha orientação indireta, o que é motivo de orgulho para mim.

 

Gostei tanto de sua abordagem do tema que a convidei para escrever um dos capítulos do livro citado, cuja nova edição eu já havia negociado com editora para ser lançado em português e espanhol. O livro, aliás, é fruto de pesquisas bibliográficas que ultrapassam uma década, além de observações feitas em viagens nossas pelo Egito, Grécia e outros países.

 

Ocorre que na apresentação do TCC, no ano de 2017, pude testemunhar um dos professores dizer que o tema era irrelevante, “pois tal desigualdade não acontecia”, o que não abateu a convicção da então formanda Eliane Caetano e que em mim causou um pouco de desprezo intelectual contra tal manifestação.

 

Dito isto, pergunto: você também acha que o tema “O MACHISMO COMO FORMA DE AGRESSÃO AO PRINCÍPIO DA IGUALDADE SALARIAL NO BRASIL E NO MUNDO” é, de alguma forma, irrelevante?

 

E se eu te disser que em 2023 uma cientista norte-americana da universidade de Harvard, Claudia Goldin,  se tornou a primeira mulher a ganhar o Prêmio Nobel de Economia por suas pesquisas sobre “A PARTICIPAÇÃO FEMININA NO MERCADO DE TRABALHO E DESIGUALDADE SALARIAL ENTRE GÊNEROS”?

 

A Revista Forbes publicou matéria em 10/11/2023, dizendo o seguinte:

 

“Quando o Comitê do Nobel anunciou o prêmio de Goldin, observaram o seu papel em ajudar a esclarecer a razão pela qual a igualdade salarial continua tão ilusória.

 

Entre outras realizações, ela é também a primeira mulher a obter o título tanure em economia na Universidade de Harvard – destinado a estudiosos que demonstraram excelência em pesquisa e ensino. 

 

No Brasil, a remuneração recebida pelas mulheres representa 78% do rendimento dos homens (uma diferença de mais de 20%), segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

 

Nos EUA, a diferença entre os rendimentos médios de homens e mulheres diminuiu muito lentamente, a uma taxa de cerca de 0,5% ao ano, desde que a Lei de Igualdade Salarial foi aprovada em 1962, de acordo com o Comitê Nacional de Equidade Salarial. Em 2019, as mulheres ganhavam, em média, US$ 0,77 para cada US$ 1 recebido pelos homens.”

 

 

Como prezo pela fidelidade das informações e odeio ladrões, inclusive os intelectuais, eis o link da matéria, para que possa conferir:  https://forbes.com.br/forbes-mulher/2023/11/vencedora-do-nobel-previu-que-o-trabalho-flexivel-diminuiria-desigualdade-salarial/

 

 

Domingo próximo darei sequência à série com mais um artigo e trazendo os dados coletados pela Advogada Eliane Ferreira Caetano. Aproveite e assista ao vídeo com ela, que segue ao final, e outros disponíveis em meu canal do YouTube “escritor Judivan Vieira”.

 

Mais lidas

Projeto Na Sua Hora leva serviços públicos...
Senac debate nova unidade em Planaltina em...
Adasa fortalece transparência ao aderir ao...
...