Lula estaciona nos 29% e leva buzinaço da opinião pública

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Foto: Reprodução

Levantamento revela estabilidade nos índices de avaliação do governo Lula durante tensão comercial com Trump

 

 

A aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva permanece em 29%, enquanto a reprovação segue em 40%, de acordo com a mais recente pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (2). O levantamento foi realizado com 2.004 eleitores em 130 municípios brasileiros, nos dias 29 e 30 de julho, em meio ao aumento das tensões na guerra comercial entre Brasil e Estados Unidos, envolvendo o presidente americano Donald Trump.

Apesar das especulações sobre possíveis ganhos de imagem para o petista diante do embate internacional, os números mostram estabilidade na avaliação do governo federal. A parcela da população que considera o governo Lula “ótimo ou bom” oscilou de 28% para 29%, enquanto a avaliação como “ruim ou péssimo” permaneceu em 40%. Já a percepção de “regular” caiu de 31% para 29%. Apenas 1% dos entrevistados não soube opinar.

A pesquisa Datafolha também evidencia os recortes do eleitorado em que o presidente Lula enfrenta maior desaprovação. A rejeição ao governo é mais expressiva entre eleitores de classe média baixa (62%), das camadas mais ricas (57%), evangélicos (55%), moradores da região Sul (51%), pessoas com maior escolaridade (49%) e na faixa etária de 35 a 44 anos (48%).

No comparativo histórico, o instituto destaca que, no mesmo ponto do mandato, o ex-presidente Jair Bolsonaro registrava uma aprovação ainda menor: apenas 24% dos brasileiros consideravam seu governo “ótimo ou bom”, enquanto 51% o avaliavam como “ruim ou péssimo”.

Outro dado relevante é a percepção sobre o desempenho pessoal de Lula à frente do Executivo Federal. Segundo o Datafolha, 50% dos entrevistados desaprovam a forma como o presidente está conduzindo o país, contra 46% que aprovam – números estáveis em relação à última rodada da pesquisa, realizada em junho.

Mais lidas

Lula lidera corrida de 2026 e vence todos ...
Morre o jornalista José Roberto Guzzo, voz...
GDF: 47 anos do Parque da Cidade com mais ...
...