Lula é recebido com aplausos e vaias na abertura da 26ª Marcha dos Prefeitos em Brasília
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi recebido com uma mistura de aplausos e vaias ao chegar para discursar na abertura da 26ª Marcha dos Prefeitos, realizada nesta terça-feira (20), em Brasília. O evento, organizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), reúne gestores municipais de todo o país para debater pautas prioritárias do movimento municipalista.
As manifestações de descontentamento ocorreram no momento em que o presidente foi anunciado pelo mestre de cerimônias. Lula, no entanto, não comentou as reações durante sua fala.

Foto: Ricardo Stuckert / PR
Em seu discurso, o presidente reforçou o compromisso do governo federal com os municípios, destacando a postura republicana de sua gestão. “Todo mundo sabe a relação que tenho com os prefeitos. Sempre digo para todos ouvirem: duvido que tenha um prefeito, de qualquer partido político, que um dia possa dizer que não foi atendido pelo governo devido a sua filiação partidária. Essa possibilidade não existe no meu governo. Nem de prefeito, nem de governador e governadora”, afirmou.
A Marcha dos Prefeitos segue até quinta-feira (23), com uma ampla programação voltada à discussão de temas como reforma tributária, financiamento da educação e saúde, pacto federativo e repasses constitucionais.
Em outro afago, o presidente ainda destacou que as políticas públicas implementadas por ele jamais funcionariam se não fossem os prefeitos na outra ponta, e que, para ele, os líderes dos Executivos municipais representam a escolha democrática da população daquele município, e não o representante de uma sigla.
O evento, realizado anualmente e conhecido como Marcha dos Prefeitos, reúne gestores municipais na capital federal para defender pautas de interesse dos municípios, como a descentralização de recursos na União.
Além de Lula, vários ministros compareceram ao evento, entre eles Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais), Jorge Messias (Advocacia-Geral da União), Anielle Franco (Igualdade Racial), Macaé Evaristo (Direitos Humanos), Márcia Lopes (Mulheres), Jader Filho (Cidades), Waldez Góes (Integração Nacional), Marina Silva (Meio Ambiente), Frederico Siqueira (Comunicações), Esther Dweck (Gestão), Simone Tebet (Planejamento), Wolney Queiroz (Previdência), Luiz Marinho (Trabalho), Carlos Fávaro (Agricultura) e André de Paula (Pesca).
Durante o discurso, Lula ainda anunciou que lançará três políticas públicas em breve, entre elas um programa para os pacientes do Sistema Único de Saúde terem acesso a consultas e retornos com especialistas, além de exames específicos. O presidente também mencionou que deve lançar um programa concedendo crédito a juros baixos para famílias que queiram reformar ou expandir suas casas.
Lula é vaiado ao discursar na Capital. pic.twitter.com/swlD9nVZKE
— Nelson Carvalheira 🇧🇷 (@N_Carvalheira) May 20, 2025