Lula demite Jean Paul Prates da presidência da Petrobras; Magda Chambriard assume o cargo
Nesta terça-feira (14), o presidente Lula (PT) tomou a decisão de demitir Jean Paul Prates do cargo de presidente da Petrobras, após uma série de desentendimentos com o governo. Prates vinha enfrentando divergências com o ministro de Minas e Energia, Rui Costa, o que culminou em sua saída da empresa estatal.
Para ocupar o posto deixado por Prates, Lula convidou Magda Chambriard, que prontamente aceitou a posição. Chambriard é uma figura reconhecida no setor de petróleo, tendo desempenhado o papel de diretora-geral da Agência Nacional de Petróleo (ANP) durante o governo de Dilma Rousseff. Sua nomeação para a presidência da Petrobras gerou expectativas e interesse por parte dos especialistas do setor.
A notícia da mudança na liderança da Petrobras teve um impacto imediato no mercado financeiro, com os papéis da empresa em Nova York (ADRs) registrando uma queda de mais de 7% no after market após o anúncio. O mercado está atento às possíveis repercussões dessa mudança na gestão da maior empresa estatal brasileira.