Declaração polêmica de Lula sobre casamentos gera críticas de Bolsonaro
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) criticou duramente a declaração feita pelo presidente Lula (PT) nesta quarta-feira (8), quando o petista afirmou que “os maridos são mais apaixonados pelas amantes do que pelas próprias esposas”.
“Esse é o chefe da Nação que fala em família? O que podemos esperar desse cidadão? A família é a base da sociedade, dispensa comentários”, reagiu Bolsonaro, reiterando que a instituição familiar deve ser preservada como um dos pilares da sociedade.
Bolsonaro aproveitou para destacar sua relação com a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, afirmando ser apaixonado por ela e acreditando que a grande maioria dos maridos compartilha esse sentimento por suas esposas.
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) January 8, 2025
O contexto da fala de Lula
A declaração controversa de Lula aconteceu durante um evento simbólico no Palácio do Planalto, organizado pelo governo para marcar os dois anos dos atos de vandalismo contra as sedes dos Três Poderes, em 8 de janeiro de 2023.
“Eu diria que eu sou um amante da democracia. Não sou nem marido, eu sou amante, porque a maioria das vezes os amantes são mais apaixonados pela amante do que pelas mulheres. Eu sou um amante da democracia e conheço o valor dela”, declarou Lula, gerando repercussão imediata.
A fala foi amplamente criticada por opositores, que a consideraram desrespeitosa e inadequada para o momento e a ocasião.
Veja vídeo:
Em discurso sobre os dois anos dos atos do 8 de janeiro, Lula diz que “maridos amam mais as amantes do que as esposas” pic.twitter.com/017eF5FCIF
— Fato Parlamento (@fatoparlamento) January 8, 2025