Declínio na popularidade de Lula: 51% dos brasileiros reprovam seu governo, aponta PoderData
O mais recente levantamento do PoderData, divulgado nesta quarta-feira (29), aponta que a desaprovação ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) atingiu 51%. A pesquisa revela um cenário mais grave do que o indicado pela pesquisa Quaest, realizada no início desta semana, evidenciando um aumento na decepção de eleitores lulistas e da população nordestina, histórica base de apoio do presidente.
Coletados entre sábado (25) e segunda-feira (27), os dados mostram que a aprovação ao governo caiu para 42%, uma queda de dez pontos percentuais em relação ao mês da posse de Lula. Este é o terceiro levantamento consecutivo em que a reprovação supera a aprovação do governo, sendo a maior taxa de rejeição desde maio de 2024, quando a desaprovação chegou a 47%. Em dezembro, esse número avançou para 48%, e agora alcança 51%, no contexto de alta do dólar e inflação de alimentos.
O impacto da crise é especialmente forte para as classes mais pobres e a classe média, com falhas na política e na comunicação do governo se tornando mais evidentes. Entre os eleitores que declararam ter votado em Lula, a reprovação ao governo cresceu 13 pontos percentuais desde o início do terceiro mandato, passando de 10% para 23%. Nesse mesmo período, a aprovação caiu de 87% para 73%. A situação no Nordeste, reduto eleitoral tradicional de Lula, também mostra um aumento significativo na desaprovação, que subiu de 35% para 43%, enquanto a aprovação na região caiu de 55% para 51%, reduzindo a distância entre apoiadores e opositores de 20 pontos percentuais, em janeiro de 2023, para apenas 8 pontos percentuais atualmente.
A pesquisa, realizada pelo instituto de pesquisa do site Poder360, entrevistou 2.500 pessoas de 219 municípios em todas as 27 unidades da Federação. O levantamento tem uma margem de erro de 2 pontos percentuais e um intervalo de confiança de 95%.