Lojistas otimistas e consumidores animados para festas juninas

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Foto: Divulgação

 

Pesquisa do Instituto Fecomércio revela otimismo entre lojistas e alta adesão dos consumidores para as festas juninas

 

A maioria dos comerciantes do Distrito Federal (77%) declarou estar otimista com as vendas para o São João de 2025, prevendo crescimento em relação ao ano anterior. Outros 20% esperam vendas no mesmo patamar, enquanto apenas 3% relataram temer uma queda. Entre aqueles que projetam aumento, 64,9% estimaram expansão de até 10% no volume comercializado. Os dados são da pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio-DF.

 

 

A intenção de participação dos consumidores também chamou a atenção, alcançando 94,9% este ano. Quanto à frequência, 42,41% do público informaram que irão a duas festas juninas, 26,58% declararam que participarão de três comemorações, 23,42% comparecerão a um evento e 7,59% afirmaram que estarão presentes em quatro ou mais celebrações.

 

 

 

As festividades ao ar livre lideraram as preferências, mencionadas por 39,74% dos participantes. Em seguida, apareceram as tradicionais festas em igrejas, paróquias e escolas, citadas por 32,69%, e os shows ou festas privadas, que reuniram 17,31% das intenções.

No orçamento destinado a roupas e adereços para a temporada, 49,37% dos consumidores reservaram entre R$ 101 e R$ 200. Quem destinou até R$ 100 representa 41,77% do público geral, enquanto 8,86% planejaram gastar entre R$ 201 e R$ 300.

O levantamento sobre comidas típicas permitiu que os entrevistados assinalassem até três alternativas. As receitas à base de milho, os bolos e as broas obtiveram 31,84%, destacando-se no topo das preferências. Arrozes, feijão tropeiro, caldos e cachorro-quente totalizaram 23,29% das respostas. As bebidas, com ou sem álcool, posicionaram-se em terceiro lugar, com cerca de 19% das menções.

 

 

 

“As festas juninas movimentam uma ampla cadeia econômica que vai do varejo e atacado ao setor de eventos, gastronomia, cultura, escolas, igrejas e até ambientes de trabalho. No calendário do Distrito Federal são tantas que, devido ao grande número de eventos, estendem-se até o mês de julho. Esse movimento aquece as vendas e amplia a oferta de empregos temporários em diversos setores.”, avalia o presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire.

O perfil etário dos participantes foi, predominantemente, de jovens adultos. A faixa de 18 a 29 anos representou 44,9% do público, seguida pelo intervalo de 30 a 44 anos, com 36,7%. Entre 45 e 59 anos estavam 14,6% dos consumidores e 3,8% tinham 60 anos ou mais.

Do ponto de vista do comércio, 94% dos lojistas afirmaram possuir estoque adequado para atender à demanda do São João. Além disso, 60% planejavam investir em estratégias de vendas para impulsionar os resultados. As iniciativas mais citadas foram promoções (26,62%), propagandas (22,3%) e vitrines temáticas (19,42%).

Metodologia

Os dados da sondagem foram coletados entre os dias 16 a 22 de maio de 2025. A abordagem aos lojistas, direcionada aos proprietários e gerentes, deu-se de forma presencial, contemplando uma amostra de 95 empresas dos segmentos de alimentos e bebidas, vestuário e moda, fantasias e adereços, entretenimento, calçados, fogos de artifício e artigos de armarinho, souvenires e bazar.

A coleta junto aos consumidores e transeuntes foi realizada de forma aleatória, em diferentes pontos de circulação do DF, totalizando uma amostra de 158 respondentes.

*Foto: Marcello Casal/Agência Brasil.

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