Cerca de 266 das 777 linhas de ônibus do Distrito Federal terão horários e oferta readequados para o período de férias. As mudanças valem do dia 3 ao dia 30 de julho. Segundo o Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) a mudança acontece porque cerca de 25% dos aproximadamente 32 milhões de passageiros mensais do DF, deixam de usar o sistema.
De acordo com o diretor-geral do DFTrans, Léo Cruz, um estudo calcula o índice de passageiro por quilômetro (IPK), que serve de base para a mudança.
“Se a gente não tiver readequação da oferta e da demanda o sistema fica caro. Ter redução de pessoas e manter a mesma oferta é economicamente inviável. ”
O estudo, segundo Cruz, é rotineiro e também serve de base para definição de tarifas. “Temos que fazer essa gestão para que o sistema fique equilibrado financeiramente e que o custeio fique melhor para todo mundo.”
Um exemplo de linha que terá mudanças é a que faz o trecho Rodoviária Plano Piloto e Universidade de Brasília (UnB). “Nos dias letivos, a gente tem oferta de 3 em 3 minutos. No período de férias não precisa dessa oferta toda, então passa de 10 a 10 minutos.”
A lista das 266 linhas de ônibus que sofrerão mudanças pode ser vista aqui. Os novos horários estarão disponíveis no site do DFTrans a partir da próxima segunda-feira (3). Fonte: G1