Lidar com perdas no Natal pode ser administrável

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

 

Pesquisas feitas no mundo mostraram que a saúde mental foi extremamente afetada nos últimos dois anos

 

Nesta época, marcada pelas festas do Natal e Ano-Novo, as perdas podem ser mais sentidas. Porém, algumas medidas simples, mas difíceis de ser executadas, ajudam a passar por este momento com um pouco mais de equilíbrio.

“O final de ano é um período que convida a algumas reflexões. Precisamos entender que os dois últimos anos vieram como um grande exercício de que a gente não tem o controle de tudo. Que é impossível a gente assumir a expectativa de que é capaz de controlar, seja a vida, o outro, ou qualquer coisa que não sejam as nossas próprias reações”, explica o psiquiatra e psicanalista Adilon Harley Machado, do Espaço Arquétipo.

A primeira medida indicada pelo médico é aceitar que o mundo está passando por momentos difíceis e de transformação. Por isso, é importante que cada pessoa seja mais gentil consigo mesma, com os outros e dê mais importância aos próprios sentimentos.

“A gente precisa diminuir um pouco a pressão por respostas, por desenvolvimento, por competição ou comparações para ver quem está melhor que o outro. É importante que as pessoas consigam não deixar o olhar do outro as afetar de forma a pressioná-las”, diz Machado.

Mais lidas

Inscrições abertas para o Sesc+Corridas - ...
A PÁSCOA E O SENTIDO DA RESSURREIÇÃO
Casa de Chá renasce como joia do coração d...
...