Leitura sobre Covid-19: “DO ALARMISMO APOCALÍPTICO AO RESSURGIMENTO SOCIAL E ECONÔMICO”

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

 

A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) deixou rastros profundos e indeléveis na sociedade e na economia mundiais. Pensamentos e questionamentos não faltam nas cabeças de todos os afetados.

Tanto dos que passaram incólumes pelos surtos, quanto dos que enfrentam diariamente a luta contra a Covid-19 na atualidade.

Tempo de refletir e ao menos tentar entender os efeitos de apenas uma sepa de  vírus, que sofre mutações, de categoria média para os infectologistas. 

O denominado “novo normal” está longe para alguns. Para outros, a expressão se consolidou desde os primeiros dias de março deste ano, aqui no Brasil. Mais cedo, em outubro de 2019, na China.

A obra “DO ALARMISMO APOLCALÍPTICO AO RESSURGIMENTO SOCIAL E ECONÔMICO (MUNDO UTÓPICO, MUNDO DISTÓPICO”, de Judivan J. Vieira, autor da coleção “Corrupção no Mundo”,  traz análise do comportamento também, segundo o autor, do alarmismo da imprensa e da oposição política.

A obra foca a pandemia do Covid-19, que irá passar, mas as sequelas e feridas demorarão para serem superadas, mesmo após as vacinas entrarem na corrente sanguínea das populações.

Confira a sinopse:

“Este livro é o resultado de reflexões sobre a crise provocada pela pandemia COVID-19, sobre as múltiplas teorias da conspiração teológica que surgiram, sobre o alarmismo da imprensa mundial e da oposição política. Este é um livro para ser lido hoje e sempre que a humanidade repetir seus erros políticos, econômicos, sociais e teológicos.

Tenho certeza que superaremos esta crise, até que outra tome o seu lugar, porque a vida é um constante caminhar para frente, com saltos de obstáculos naturais e artificiais, e ela não para por nossos planos. Ou avançamos, ou somos deixados para trás.”

Machismo 

Judvan J. Vieira, P.h.D, professor, procurador da Advocacia Geral da União (AGU) e autor da coleção “Corrupção no Mundo” também escreveu A Mulher e sua luta épica contra o machismo. Após mais de 13 anos de pesquisa com foco no machismo, neste livro o autor aborda a opressão patriarcal sob a mulher nas culturas de diversos países em três continentes.

O texto traça um perfil do machismo em impérios antigos, como o grego, o romano e o alexandrino, mas formando paralelos pertinentes com a atualidade. O autor usa de estudos nas áreas jurídica, antropológica e sociológica para analisar o quão nocivo é o machismo nas sociedades e como este problema afeta nas relações e na diversidade.
Doutor em Ciências Jurídicas Sociais pela Universidade del Museu Social Argentino, Vieira dedicou as últimas duas viagens, para o Egito e a Grécia, a este estudo e convidou a própria esposa para escrever um capítulo da obra.

 

Serviço

Nome: “DO ALARMISMO APOLCALÍPTICO AO RESSURGIMENTO SOCIAL E ECONÔMICO (MUNDO UTÓPICO, MUNDO DISTÓPICO”

Autor: Judivan Vieira

Editora: Chiado (Brasil)

Número de páginas: 184

 

Confira, aqui, entrevista concedida ao Jô Soares sobre a coleção Corrupção no mundo. Levado ao ar em 2014.

 

 

Mais lidas

Um Novo Caminho de Paz e Diálogo: Conhecen...
Justiça libera BRB para fechar contrato co...
Senac-DF abre vagas para especialização em...
...