A Polícia Federal cumpre três mandados de busca e apreensão na 76ª fase da Operação Lava Jato, na manhã desta quarta-feira (7), no do Rio de Janeiro.
A 76ª fase da operação da PF apura suposto pagamento de vantagens indevidas a funcionários da Gerência Executiva de Marketing e Comercialização da Petrobras entre os anos de 2009 e 2013
A ação foi batizada de Sem Limites III e investiga crimes de corrupção passiva, organização criminosa e de lavagem de dinheiro em um esquema de recebimentos de vantagens indevidas envolvendo a diretoria de Abastecimento e o setor de gerência executiva de marketing e comercialização da Petrobras. Até o momento, não foi divulgado quem são os alvos.
As denúncias se basearam em declarações dos delatores da 57ª fase da operação.
Esquema
De acordo com os delatores, funcionários da Petrobras que eram responsáveis pelas negociações de compra e venda de bunker e diesel marítimo recebiam vantagens indevidas para favorecer empresas de combustíveis. A compra era destinada ao abastecimento dos navios a serviço da Petrobras em portos estrangeiros.
As comissões eram geradas a partir da celebração das operações comerciais, e os executivos realizavam os pagamentos dos funcionários públicos com auxílio de um operador financeiro. Para isso, eles celebravam contratos fictícios para geração de recursos em espécie.
Segundo a PF, a investigação aponta que os funcionários da estatal também repartiam os valores de propina com outros agentes públicos da gerência executiva de marketing e comercialização.