Labubônica: o termo que virou febre nas redes sociais

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Foto: Divulgação

Termo inspirado no boneco Labubu viraliza nas redes sociais, conquista celebridades e se torna nova gíria da cultura pop digital


Após a febre dos bobbie goods — os famosos livros de colorir com estética nostálgica —, um novo fenômeno viral tomou conta da internet: os labubus. A tendência se espalhou com tanta força que originou até um novo adjetivo popular nas redes sociais: “labubônica”.

Mas, afinal, o que significa ser “labubônica”?
De acordo com o Dicionário Informal, o termo é usado para descrever alguém que está em evidência, viralizando, ou “bombando” no momento — embora essa fama nem sempre venha por um motivo positivo. Com tom ambíguo e muitas vezes irônico, a palavra caiu no gosto dos internautas.

A origem do termo vem de Labubu, um boneco com aparência exótica — olhos grandes, dentes afiados e pelos coloridos — que virou febre entre colecionadores, fashionistas e celebridades. O brinquedo, inicialmente vendido como chaveiro, ganhou status de item cult e passou a estampar fotos e vídeos nas redes.

O impacto cultural dos labubus é tão forte que até celebridades já aderiram à mania. A influenciadora Virginia Fonseca e a atriz Marina Ruy Barbosa já foram vistas desfilando com o boneco. E a expressão ganhou ainda mais força quando a atriz Debora Bloch, atualmente no elenco do remake de Vale Tudo, da TV Globo, usou a palavra “labubônica” ao responder um elogio da atriz Alice Wegmann.

Criativa, divertida e um pouco misteriosa, a nova gíria do momento representa mais do que uma moda: é um retrato de como a cultura digital transforma objetos inusitados em símbolos de status — e expressões em fenômenos virais.

Mais lidas

A Morte da Lava Jato e o Enterro da Justiç...
PL critica operação da PF contra Bolsonaro
STF proíbe Bolsonaro de falar com o filho ...
...