Justiça determina que metroviários voltem ao trabalho nesta terça (19)

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Por decisão judicial, o metrô volta a funcionar normalmente amanhã. (19). No julgamento do dissídio coletivo de greve do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT10), nesta segunda-feira (18), foi determinado que a greve dos metroviários é legal e que eles devem retornar, sem pagamento de multa pelos dias parados. O Metrô-DF terá 90 dias para aplicar o reajuste salarial de 8,41% e até 12 meses para conceder os retroativos referentes ao ano de 2015. A decisão acontece 40 dias após o início da greve da categoria.

Além de determinarem prazos para o cumprimento do acordo firmado em 2015 entre a empresa e o sindicato que representa a categoria, juízes e desembargadores indeferiram o pedido de declaração da greve como abusiva, sendo considerada legal por haver uma explicação razoável para o movimento. “Não considero a greve ilegal. A paralisação, no momento, foi justificada, pois não houve o pagamento do reajuste acordado na convenção coletiva”, afirmou o relator do caso, desembargador André Damasceno. Ele também lembrou que os metroviários trabalharam durante a greve em eventos como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Os dias não trabalhados serão abonados e, caso descumprida a sentença, poderá haver multa ao sindicato e desconto no contracheque dos funcionários. O Sindicato dos Trabalhadores e Empresas de Transportes Metroviários do Distrito Federal (Sindmetrô-DF) informou que fará uma assembleia geral ainda hoje, às 20h30, na Praça do Relógio, em Taguatinga, para repercutir a decisão judicial e afirmou que encaminhará a votação para o fim da greve, já que as reivindicações foram atendidas. JBr

 

Mais lidas

Lexa se emociona com palavras de padre Mar...
Radares de velocidade média chegam ao Bras...
Comece sua carreira na beleza com 40% de d...
...