Johnson & Johnson suspende teste de vacina por caso de “doença inesplicada”

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Pesquisadores da rede pública de saúde do Distrito Federal estudam evolução do coronavírus, causador da Covid-19, em pacientes.

 

A Johnson & Johnson anunciou nesta segunda-feira, 12, que suspendeu os ensaios clínicos de uma vacina contra a Covid-19 após um dos participantes apresentar uma “doença  inexplicada”.

Segundo a empresa, o caso está sendo analisado pelo Conselho de Monitoramento de Segurança de Dados independente ENSEMBLE (DSMB) e por médicos da companhia. A farmacêutica não deu maiores detalhes sobre o caso “para respeita a privacidade do participante”.

A empresa reforçou  a diferença de uma pausa no estudo de uma “retenção regulatória de um ensaio clínico”. Segundo eles, a paralisação dos testes, nesses casos, “é um componente padrão de um protocolo de ensaio clínico”. Já a retenção regulatória seria a suspensão por determinação de autoridades regulatórias de saúde.

O imunizante foi desenvolvido pela farmacêutica Janssen Pharmaceuticals, que pertence ao grupo Johnson & Johnson.

Em 23 de setembro, o Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos (NIH, em inglês), começaram o recrutamento de voluntários adultos para o quarto ensaio clínico da Fase 3 da possível vacina.

Ao todo, cerca de 60 mil pessoas participam das etapas para testagem do possível imunizante da Johnson & Johnson. No Brasil, a Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) comanda os estudos clínicos no país com sete mil participantes.

Mais lidas

Caiado amplia Aprendiz do Futuro para 10 m...
Faustão surpreende no SBT e emociona ao ho...
Dona Déa e Lívia Andrade selam paz ao vivo...
...