IPVA 2024: Última semana para pagamento no DF

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Foto: Renato Alves/Agência Brasília.

Proprietários devem ficar atentos ao cronograma de pagamento do IPVA no DF

 

 

Para os proprietários de veículos que optaram pelo pagamento parcelado do IPVA 2024, é importante ficar atento ao cronograma de quitação do imposto no Distrito Federal. A quarta parcela do IPVA deve ser quitada na próxima semana, com a escala de vencimento iniciando na segunda-feira (20) e encerrando-se na sexta-feira (24).

 

O cronograma segue a seguinte ordem, baseada nos finais de placa dos veículos: na segunda-feira (20), devem realizar o pagamento os proprietários de veículos com placas terminadas em 1 e 2; na terça-feira (21), 3 e 4; quarta-feira (22), 5 e 6; quinta-feira (23), 7 e 8; e, por fim, na sexta-feira (24), os finais 9 e 0.

 

Para facilitar o processo, a guia de pagamento do IPVA pode ser emitida pela internet. Basta acessar o site da Secretaria de Economia do Distrito Federal e informar o código do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) para ter acesso às informações necessárias. Outra opção viável é baixar o boleto por meio do aplicativo Economia DF.

 

A arrecadação do IPVA é vital para manter os serviços públicos oferecidos pelo Estado, como destaca Édson Miranda Santos, gerente de gestão do IPVA. Até o início de maio, já foram arrecadados R$ 1,031 bilhão com o tributo, de acordo com dados da Secretaria de Economia, que prevê recolher um total de R$ 2,1 bilhões este ano.

 

É importante ressaltar que o IPVA é um tributo obrigatório, cuja arrecadação é direcionada para áreas essenciais como educação, saúde, segurança e infraestrutura. A não quitação do imposto nos prazos estabelecidos pode acarretar na apreensão do veículo pelo Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), impedindo sua circulação até que a situação seja regularizada.

Mais lidas

Sesc-DF leva saúde e cultura para Planalti...
Com Jó Rufino, o S é de superação e serviço
IPEDF lança pesquisa inédita sobre bullyin...
...