Neste domingo (31) de manhã, manifestantes a favor do presidente da República, Jair Bolsonaro, estão na Esplanada dos Ministérios, com bandeiras e faixas antidemocráticas. Bolsonaro saiu de helicóptero do Palácio da Alvorada para o Palácio do Planalto e chega no momento.
Uma bandeira grande com as cores verde e amarela é carregada onde se lê: Bolsonaro estamos fechados”
Já em outra faixa, empunhada por manifestantes está escrito “Intervenção Militar já. FFAA fechem o Congresso Nacional e o STF”, mais explicitamente inconstitucional.
“Liberdade na Internet” também se lê em outra faixa, em alusão à operação da Polícia Federal que cumpriu mandatos contra apoiadores suspeitos de integrar milícia digital que disseminaram fake news.
Por meio das redes sociais, manifestantes organizaram ovo ato em defesa do governo. Trata-se do segundo ato em duas semanas, que surge após a divulgação do vídeo da reunião ministerial, autorizado pelo ministro Celso de Mello, e mais recentemente após o ministro Alexandre de Moraes autorizar mandados de busca e apreensão no inquérito do Supremo Tribunal Federal (STF) que apura ameaças e ofensas à Corte.
Bolsonaro no helicóptero sobrevoa Esplanada para visualizar manifestação, acompanhado do ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva. Foto reprodução
A manifestação teve início no Museu da República, na Esplanada dos Ministérios, próximo à Catedral onde apoiadores ocupam todas as seis faixas que levam à Praça dos Três Poderes.
Por fim, o grupo se reunirá em frente ao Palácio do Planalto, como tem sido feito nos últimos encontros pró-governo.
Já há concentração em frente ao Palácio do Planalto de apoiadores aguardando a presença do presidente. O prédio do STF foi cercado para não haver dano ao patrimônio da Justiça.