Inteligência artificial cria música inédita do Nirvana

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Fotografia pessoal de Kurt Cobain em transmissão de rádio - Wikimedia Commons

 

Morte do líder da banda, Kurt Cobain, completa 27 anos nesta segunda-feira (5)

 

O projeto Lost Tapes of the 27 Club (em português: as fitas perdidas do Clube dos 27), criado pela organização Over The Bridge, tem usado a tecnologia para homenagear artistas famosos que morreram aos 27 anos. Entre eles, está Kurt Cobain, vocalista do Nirvana, que morreu há exatos 27 anos, em 5 de abril de 1994.

Usando inteligência artificial, os idealizadores do projeto foram capazes de criar uma música inédita do Nirvana para marcar a data. Analisando diversas canções do grupo, um computador conseguiu compor e criar uma melodia para a faixa “Drowned in the Sun”. Toda a música foi feita por meio de inteligência artificial, com exceção da voz, que foi gravada pelo cantor cover de Cobain, Eric Hogan.

Além do Nirvana, o projeto também já conta com músicas de Amy Winehouse, Jimi Hendrix e Jim Morrison — todos mortos aos 27 anos.

Kurt Cobain toca violão que vai a leilão no clássico Unplugged MTV de 1993
Kurt Cobain durante a gravação do Unplugged MTV, em 1993 Foto: Divulgação

O mecanismo é baseado no Magenta AI do Google, reunindo todas as letras de um mesmo compositor, criando músicas com um número médio de versos, acordes e palavras comuns, além de atribuir sentido a elas.

A criação fica restrita a letra das canções, sendo quatro delas publicadas em janeiro de 2021 no YouTube, reproduzindo Amy WinehouseJimi Hendrix Jim Morrison. Quem assumiu os vocais no lugar de Kurt Cobain foi o músico Eric Hogan, que possui uma banda de tributo ao Nirvana, como revelou a Rolling Stone EUA.

Outros projetos do Lost Tapes of the 27 Club, reproduzindo Amy WinehouseJimi Hendrix Jim Morrison, podem ser escutados nas reproduções do youtube abaixo:

Mais lidas

Todos iguais na morte
EM NOME DA MEMÓRIA, NÃO DEVEMOS ESQUECER U...
Ibaneis: “Francisco, farol de amor e justiça”
...