O Instituto Hospital de Base (IBH) alcançou um índice de satisfação de 60,8% entre os pacientes, de acordo com uma pesquisa qualitativa realizada pelo governo do Distrito Federal. Entre os pesquisados, 40,7% considera o desempenho da unidade de saúde como “bom” e 20,1%, como “ótima”.
A percepção de desempenho “bom” da unidade foi predominante na classe C2, seguida pela D e E. Já em relação ao desempenho “ótimo”, as classes D e E lideraram, seguidas da C2, C1 e B2. A classe de maior poder aquisitivo que participou da pesquisa, a B2, foi a que encabeçou a classificação “ruim”.
Entre as 14 especialidades médicas pesquisadas, nove delas ficaram acima dos 80% de satisfação. Três delas ficaram na casa dos 70%. Endocrinologia, Ginecologia e Odontologia tiveram 100%; a Ortopedia ficou na faixa dos 60%. A nota mais baixa foi a da Pneumologia com 50% de satisfação entre os pacientes pesquisados — o índice, no entanto, ainda é considerado bom.
Agilidade e rapidez foram os quesitos que levaram o público a dar notas positivas para o Instituto Hospital de Base. A melhoria no atendimento foi o motivo para 12,4% dos entrevistados classificar o Base como “ótimo” ou “bom”.
O novo modelo de gestão, implementado no ano passado, também foi alvo da pesquisa: 54,4% dos entrevistados são favoráveis que o Hospital de Base continue como um instituto.
Para os pacientes entrevistados na pesquisa, a falta de profissionais é o que mais dificulta o atendimento na rede pública de saúde da capital. Demora no atendimento e falta de equipamento também foram citados pelo público. (DP)