Instituto Brasília Ambiental Participa de Encontro Internacional sobre Inovações em Saneamento e Água em Amsterdã

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Foto: Divulgação/ Brasília Ambiental

Evento Brazil Water Innovation reúne especialistas brasileiros e destaca soluções tecnológicas sustentáveis para saneamento básico e gestão hídrica

 

 

O Instituto Brasília Ambiental esteve representado por uma comissão de 15 membros no Brazil Water Innovation, evento internacional realizado em Amsterdã, na Holanda, encerrado na última sexta-feira (10). A iniciativa, organizada pela NHL Stenden University of Applied Sciences, Associação Brasileira das Empresas de Água (Aesbe) e pelo Consulado Geral dos Países Baixos em São Paulo, teve como objetivo discutir inovações tecnológicas voltadas para a questão ambiental nas áreas de saneamento básico e água.

A delegação do Instituto foi liderada pelos servidores Marcos João da Cunha, da Superintendência de Unidades de Conservação, Biodiversidade e Água (Sucon), e Janaína Soares e Silva, da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam). O encontro proporcionou uma oportunidade estratégica para brasileiros se conectarem com novas tecnologias na área, enfatizando soluções sustentáveis para o saneamento e a gestão hídrica.

Marcos Cunha destacou a relevância das tecnologias apresentadas, incluindo novas técnicas de recuperação de materiais como o lodo de esgoto, ressaltando a transformação desse material em bioplástico. Ele enfatizou que essas soluções, em um futuro próximo, devem ser implementadas em empresas no Brasil, impactando positivamente o setor ambiental.

Janaína Silva acrescentou que a adoção dessas tecnologias no Distrito Federal trará benefícios, mas também demandará uma análise cuidadosa dos impactos ambientais e dos processos de licenciamento. Durante o evento, a comissão realizou visitas técnicas em estações de tratamento, enriquecendo sua compreensão sobre a aplicação prática dessas inovações.

O evento contou com a participação majoritária de representantes de órgãos estaduais das áreas de saneamento básico e ambiental dos estados e municípios brasileiros. A expectativa é que a troca de experiências resulte em avanços significativos nas práticas de gestão dessas áreas, alinhadas a uma visão internacional de redução do uso de produtos químicos e adoção de tratamentos mais amigáveis ao meio ambiente.

Mais lidas

Ronaldo Caiado defende autonomia dos estad...
Semana Legislativa pela Mulher tem início ...
INSS devolve descontos indevidos de abril ...
...
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.