Instituto Brasília Ambiental Participa de Encontro Internacional sobre Inovações em Saneamento e Água em Amsterdã

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Foto: Divulgação/ Brasília Ambiental

Evento Brazil Water Innovation reúne especialistas brasileiros e destaca soluções tecnológicas sustentáveis para saneamento básico e gestão hídrica

 

 

O Instituto Brasília Ambiental esteve representado por uma comissão de 15 membros no Brazil Water Innovation, evento internacional realizado em Amsterdã, na Holanda, encerrado na última sexta-feira (10). A iniciativa, organizada pela NHL Stenden University of Applied Sciences, Associação Brasileira das Empresas de Água (Aesbe) e pelo Consulado Geral dos Países Baixos em São Paulo, teve como objetivo discutir inovações tecnológicas voltadas para a questão ambiental nas áreas de saneamento básico e água.

A delegação do Instituto foi liderada pelos servidores Marcos João da Cunha, da Superintendência de Unidades de Conservação, Biodiversidade e Água (Sucon), e Janaína Soares e Silva, da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam). O encontro proporcionou uma oportunidade estratégica para brasileiros se conectarem com novas tecnologias na área, enfatizando soluções sustentáveis para o saneamento e a gestão hídrica.

Marcos Cunha destacou a relevância das tecnologias apresentadas, incluindo novas técnicas de recuperação de materiais como o lodo de esgoto, ressaltando a transformação desse material em bioplástico. Ele enfatizou que essas soluções, em um futuro próximo, devem ser implementadas em empresas no Brasil, impactando positivamente o setor ambiental.

Janaína Silva acrescentou que a adoção dessas tecnologias no Distrito Federal trará benefícios, mas também demandará uma análise cuidadosa dos impactos ambientais e dos processos de licenciamento. Durante o evento, a comissão realizou visitas técnicas em estações de tratamento, enriquecendo sua compreensão sobre a aplicação prática dessas inovações.

O evento contou com a participação majoritária de representantes de órgãos estaduais das áreas de saneamento básico e ambiental dos estados e municípios brasileiros. A expectativa é que a troca de experiências resulte em avanços significativos nas práticas de gestão dessas áreas, alinhadas a uma visão internacional de redução do uso de produtos químicos e adoção de tratamentos mais amigáveis ao meio ambiente.

Mais lidas

Os índios e os tecidos da vida
Restaurant Week celebra 65 anos de Brasíli...
Filmes selecionados para o Fica 2025 serão...
...