No data was found

Inovações em saúde na 6ª Feira de soluções: Transformação digital e avanços tecnológicos em Brasília

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

 

Inovações em saúde tomam destaque na 6ª Edição da Feira de Soluções para a Saúde em Brasília

 

A capital federal se tornará o epicentro da inovação em saúde entre os dias 27 e 29 deste mês, sediando a 6ª edição da Feira de Soluções para a Saúde. Organizado pela Secretaria de Saúde (SES-DF) em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Brasília e patrocinado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF), o evento reúne mais de 60 inovações que prometem transformar a abordagem aos desafios contemporâneos da saúde.

 

Diversidade de Inovações

 

Entre as notáveis iniciativas apresentadas, destaca-se “Stella”, um sistema nervoso artificial projetado para auxiliar na recuperação de pacientes que sofreram derrame. Além disso, o ITB, uma solução online para monitorar pacientes com tuberculose e minimizar o abandono de tratamento, e uma abordagem inédita para otimizar a análise de dados visando o aumento da cobertura vacinal. A feira também abriga aplicativos voltados à saúde da população LGBTQIAPN+ e ao combate à dengue, drones para transporte de amostras biológicas, e uma plataforma de monitoramento da saúde que utiliza dados biológicos captados pela câmera do celular.

 

Transformação Digital na Saúde

 

Sob o tema “Transformação Digital na Saúde”, a feira busca apresentar um portfólio de ideias já implementadas ou em desenvolvimento, abrangendo áreas como educação, ciência e tecnologia abertas, arboviroses, hanseníase, HIV/Aids, entre outros. Os projetos visam fortalecer principalmente o Sistema Único de Saúde (SUS), tanto em âmbito local quanto nacional.

Para a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, o evento representa uma oportunidade crucial para avaliar o progresso dos serviços da rede pública. “Esta feira representa uma oportunidade real para identificar soluções tangíveis aos desafios contemporâneos que enfrentamos”, afirma.

 

Hackatona e Prêmios à Pesquisa

 

Um destaque na programação é a “Hackatona SUS Digital”, uma maratona de três dias na qual 20 equipes apresentarão soluções para crises sanitárias, incluindo os efeitos diretos ou secundários da covid-19. O prêmio para a equipe vencedora é uma bolsa de estímulo à pesquisa no valor de R$ 150 mil. A feira também prevê a distribuição de até R$ 400 mil para projetos qualificados e indicados pela SES-DF na etapa de incorporação da tecnologia.

Troca de Conhecimento e Diversidade de Participantes

 

A Feira de Soluções para a Saúde proporciona um espaço para a troca de conhecimento entre especialistas e entusiastas da área de saúde. Com uma programação diversificada, que inclui oficinas, palestras, rodas de conversa, mesas de negociação, pôsteres e estandes, o evento visa aproximar a ciência e a tecnologia dos diversos públicos, fomentando produtos e serviços inovadores.

Desde sua primeira edição em 2017, a feira evoluiu, abordando questões de importância sanitária e atraindo um público estimado em mais de oito mil pessoas. O evento ocorrerá no Millenium Convention Center, localizado no Clube da Ascade, em Brasília.

Para mais informações e inscrições, acesse feira.agora.fiocruz.br.

Mais lidas

Drenar DF é o novo capítulo para enfrentar...
Inscrições abertas para o Sesc+Corridas - ...
A PÁSCOA E O SENTIDO DA RESSURREIÇÃO
...