Jovem de 23 anos foi morta a tiros em salão de beleza; crime é investigado como feminicídio em Jalisco, estado marcado pela violência de gênero
A influenciadora mexicana Valeria Márquez, de 23 anos, foi assassinada a tiros na terça-feira (13) enquanto fazia uma transmissão ao vivo pelo TikTok, plataforma onde somava mais de 95 mil seguidores. O crime ocorreu em seu salão de beleza, em Zapopan, região metropolitana de Guadalajara, no estado de Jalisco, segundo autoridades locais.
De acordo com a Promotoria do estado, um homem armado entrou no estabelecimento e atirou contra a jovem. A polícia confirmou a morte no local. A investigação segue o protocolo de feminicídio.
Valeria era conhecida por compartilhar conteúdos sobre beleza, alguns com até 800 mil visualizações. Apesar de receber ameaças, não há registro de que tenha procurado ajuda das autoridades. “Não recebemos nenhuma solicitação dela devido a ameaças de violência”, afirmou o prefeito de Zapopan, Juan José Frangie.
As autoridades informaram que, até o momento, não há indícios de envolvimento da vítima com o crime organizado. O estado de Jalisco é conhecido por ser base do cartel Jalisco Nova Geração.
Segundo a ONU Mulheres, sete em cada dez mexicanas acima de 15 anos já sofreram algum tipo de violência. A média diária de assassinatos de mulheres no país, somando homicídios dolosos e feminicídios, é de cerca de 10 casos.