Impulsionadores de energia: suplementos e vitaminas podem ajudar?

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Foto: Pixabay

 

 

Agendas lotadas e atividades ininterruptas fazem com que muitas pessoas se sintam esgotadas diariamente e procurem uma maneira de encontrar energia extra, geralmente na forma de bebidas energéticas açucaradas que lhe dão um estímulo de curto prazo antes do inevitável cansaço e indisposição voltarem.

 

Você quer mais energia para o seu treino matinal, ter mais disposição para realizar atividades depois de um longo dia de trabalho ou um impulso enquanto seu dia ainda não terminou? Um suplemento de minerais e vitaminas para dar ânimo e disposição fará isso. Um mix energia pode sim melhorar o metabolismo energético, dar ânimo e disposição para todas as atividades diárias.

 

Embora os suplementos energéticos possam funcionar de maneira diferente, pois são formulados para lidar com a perda de energia em áreas específicas, existem algumas formulações que provavelmente ajudarão a maioria das pessoas, não importa qual seja a causa de seu esgotamento de energia.

 

Os suplementos vitamínicos são grandes aliados, especialmente porque são compostos por vitaminas, minerais e nutrientes que combatem a fadiga com estratégias mais naturais. De qualquer forma, você pode conversar com seu médico primeiro para ver se está tudo bem, antes de começar uma suplementação.

 

Considere, então, tomar vitaminas ou suplementos naturais para ajudar a fornecer os níveis aceitáveis de energia e a recuperação que você precisa. Abaixo estão algumas dicas sobre o que você deve considerar para complementar sua dieta.

 

COENZIMA Q10

 

Coenzima Q10, ou CoQ10, é uma substância encontrada naturalmente em quase todas as células do corpo. É um antioxidante natural produzido nas células pelas mitocôndrias. As mitocôndrias são responsáveis por produzir a energia, convertendo os alimentos que ingerimos e o ar que respiramos em energia na forma de ATP (adenosina trifosfato).

 

Durante esse processo, o corpo produz radicais livres como subproduto. As pessoas podem começar a sentir fadiga como resultado do estresse oxidativo, que ocorre como resultado do excesso de radicais livres, energia celular reduzida e reparo celular diminuído.

 

CoQ10 é um antioxidante que pode neutralizar o excesso de radicais livres e ajudar a evitar que eles causem danos às membranas celulares, proteínas celulares e DNA. Tomar suplementos de CoQ10 deve apoiar os níveis de energia celular e ajudar a manter esses níveis regulares.

 

Vitamina B12

 

As vitaminas do complexo B, especialmente a vitamina B6 e a vitamina B12, também fazem parte do processo de respiração celular. As deficiências de vitamina B12 tornam as pessoas mais propensas a sofrer uma deficiência de glóbulos vermelhos, o que pode causar fraqueza e fadiga e um declínio nos níveis de energia.

 

Vitamina B12 é encontrada em muitos tipos de proteína animal, incluindo carne, peixe e laticínios. Por isso, vegetarianos e veganos podem ter um risco aumentado de deficiência de vitamina B12, já que não consomem proteína animal. Os suplementos de vitamina B12 podem melhorar os níveis de energia se você for deficiente em vitamina B12.

 

MAGNÉSIO

 

O magnésio é um mineral que está envolvido em uma ampla gama de funções na fisiologia humana, em reações enzimáticas específicas e é um cofator para a síntese de DNA, RNA e proteínas. Cansaço e fadiga são alguns dos muitos sintomas observados quando os níveis de magnésio estão aquém dos valores recomendados.

 

CAFEÍNA

 

A maioria das pessoas associa o café à cafeína, a substância psicoativa natural mais consumida no mundo. No entanto, a cafeína é encontrada em outros alimentos, como chás e chocolate. Consumir um suplemento que contenha cafeína pode melhorar o desempenho cognitivo, a memória, a disposição e trazer mais energia para a sua rotina diária.

 

O que mais pode ajudar a aumentar seus níveis de energia?

 

Um estilo de vida saudável pode melhorar o seu ânimo e disposição. Certifique-se de se hidratar bem, dormir um sono de boa qualidade, reduzir os níveis de estresse da melhor maneira possível, praticar exercícios físicos regularmente e, principalmente, garantir uma dieta equilibrada com todas as vitaminas e nutrientes que o seu corpo necessita.

 

Pode ser um desafio fazer mudanças no estilo de vida quando você está exausto, mas os efeitos dessa transição parecerão nada se comparados ao aumento de bem-estar que você poderá alcançar e à melhora dos seus níveis de energia.

Mais lidas

Brasília celebra 65 anos com shows, atraçõ...
Hugo Calderano é campeão mundial em campan...
Bolsonaro evolui bem, mas segue na UTI sem...
...