Por Simone Salles
A fachada do Congresso Nacional se ilumina de roxo nesta sexta-feira (8), em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Também haverá projeção de frases e imagens nos prédios da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, das 19 às 23 horas. As projeções fazem parte da campanha “O silêncio fortalece o feminicídio”. Denuncie!”
As imagens visam lembrar as normas que representam conquistas para as mulheres, como a Lei Maria da Penha, contra a violência doméstica e familiar; a lei que estabelece cotas para a participação feminina na política; e a lei que criminaliza a importunação sexual.
A data foi instituída pela ONU somente em 1975, com o objetivo de celebrar as conquistas femininas ao longo dos tempos, mas também para chamar a atenção sobre os problemas de gênero que persistem em todo o mundo.
Este ano, a ONU Brasil lança a campanha “Investir nas Mulheres: Acelerar o Progresso”, um estímulo para impulsionar a inclusão e a liderança das mulheres nas economias, nas tecnologias digitais, propiciando mais investimentos e maior financiamento para a igualdade de gênero.
*Jornalista, mestre em Comunicação Pública e Política